Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Delito de Opinião

DELITO há dez anos

Pedro Correia, 08.12.23

21523202_SMAuI.jpeg

 

José António Abreu: «A excepção concedida aos políticos madeirenses, permitindo-lhes acumular salários e pensões, é inqualificável (...). Que Alberto João Jardim retribua prometendo um reforço da luta pela autonomia é não só típico da criatura como muito bem feito para quem lhe apara os golpes.» 

 

Sérgio de Almeida Correia: «Sempre tive uma predilecção especial por bons hotéis. Não necessariamente de luxo. Do Boathouse, em Phuket, ao Hermitage, junto ao Monte Cook, do Singapore Hilton ao pequeno Modigliani, em Roma, ou do Rex, em Saigão, actual Ho Chi Minh, ao Hotel de Las Letras, em plena Gran Via, há muitos hotéis onde me sinto bem sem ter de gastar uma fortuna. Locais de culto, espaços de reflexão e de prazer, extensões do conforto caseiro, porta para a evasão

 

Teresa Ribeiro: «Leio sobre os cientistas portugueses que estão a marcar pontos na investigação sobre a vacina para a malária e encho-me de orgulho. Temos gente de muita qualidade. A trabalhar em investigação científica, mas também a abrir caminhos na economia. Todas as semanas chegam aos media notícias frescas sobre o talento nacional. Ainda há dias se falou no impulso que a indústria do calçado levou e dos sucessos que está a arrecadar. A criatividade dos portugueses não é novidade. Há anos que ganham prémios internacionais em feiras e concursos de ideias, nas mais variadas áreas. Ao contrário do que se diz temos garra, inventiva e gente inspiradora.»

 

Eu: «Sim, Mandela foi um admirável resistente a um regime iníquo. Sim, a sua tenacidade e a sua valentia são dignas de profunda admiração. Mas o que o torna superior aos demais, o que o torna realmente diferente de tantos nacionalistas africanos que também não se vergaram e resistiram à iniquidade e à opressão, aquilo que o projectará para sempre na memória colectiva das gerações vindouras é o seu exemplo ímpar de tolerância, reconciliação e diálogo num país que todas as cassandras de turno anteviam mergulhado em sangrentos conflitos étnicos e tribais.»