Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Delito de Opinião

DELITO há dez anos

Pedro Correia, 22.09.23

21523202_SMAuI.jpeg

 

Helena Sacadura Cabral«Em boa hora. Woody volta à America, depois de deambular por várias cidades europeias, e realiza um dos seus melhores filmes a par de Match Point, talvez o meu preferido. Larga a Scarlett Johansson dos seus últimos filmes, para pegar nessa fabulosa actriz que é Cate Blanchett e fazer dela uma socialite que não pensa - para que havia de pensar? - e abandona os estudos para casar com um  biltre milionário, que a rodeia de jóias e boa vida, mas a trai por dá cá aquela palha. Trata-se de uma interpretação magnífica de alguém que vacila entre a adaptação à vida real - dura e difícil - e o retorno à caça do marido rico.»

 

Joana Nave: «Lá diz o ditado que a culpa nunca morre solteira...»

 

Rosa Montero: «"Mi queridisima Ana, qué maravilla de comentario sobre mi libro "El amor de mi vida"!!!! Tu siempre tan generosa conmigo. Muito muito obrigada y un beijo muito grande."»

 

Eu: «A Condição Humana -- classificado em quinto lugar na lista dos cem melhores livros do século pelo jornal Le Monde -- não é apenas o relato magistral de uma revolução falhada (a de Xangai, em 1927, afogada em sangue pelos nacionalistas do Kuomintang). Porque prenuncia à distância de quase duas décadas o domínio comunista no mais populoso país do globo e o irreversível declínio do poder europeu no Oriente (e aqui surgem também referências a Portugal, que tinha na altura uma forte comunidade em Xangai, a maior e mais cosmopolita cidade da China). Chega ao ponto de antecipar a cisão entre Moscovo e Pequim na figura de Borodin, enviado de Estaline para apaziguar os camaradas chineses.»