Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Delito de Opinião

DELITO há dez anos

Pedro Correia, 03.02.23

21523202_SMAuI.jpeg

 

Helena Ferro de Gouveia: «Patrãozinho? As contradições entre o discurso colonial, pleno de valores humanísticos, e as atrocidades em seu nome cometidas deixaram marcas profundas na sociedade portuguesa. Muitos, talvez de forma inconsciente, ainda alimentam o imaginário de um Portugal que se julgava escolhido pelo Destino para tirar outros das trevas do atraso cultural e civilizacional.»

 

Henrique Pimentel: «A monarquia é, exactamente por "separar as águas", um regime representativo muito próximo da perfeição, agora sem qualquer risco de perversão, porque limitado aos (afinal poucos) poderes constitucionais. Era bom que se discutisse, sim: talvez se limpassem tantas teias de aranha da cabeça das pessoas (afinal, quem são os conservadores?)»

 

José Gomes André: «Portugal vive de ciclos mediáticos. País tacanho e medíocre, mobiliza-se com as vagas de fundo promovidas pela comunicação social e rapidamente perde o interesse assim que os focos de luz se apagam. Discute durante meses a fio o aborto e logo o esquece para sempre. Debate a Europa, mas cedo deixa cair o tema na obscuridade. Emociona-se com crianças "que passam fome" até mergulhar numa árida discussão sobre bancos ou violência suburbana, a qual tem também curta duração. Vive por blocos. Desperta, vocifera, entusiasma-se, e em seguida é vencido por uma súbita inércia.»

 

JPT: «Viva o Sporting! Voltarei aqui, cabelo cortado e barba aparada. E com a alma (sim, a alma) lavada. Daqui a uns tempos. (até lá, e sem desprimor para outros, deixo o meu abraço ao Pedro Correia, leão...)»