DELITO há dez anos
Gui Abreu de Lima: «Hoje gosta-se da tasquinha. De uma tasquinha asseada. Que tenha muitos petiscos. Gabarolas na ementa, no jarro de tinto, na factura generosa. É tudo bom. Tasca que é tasca deve ter comida simples mas apurada, vinho avulso de uma qualquer região – Aveiras no topo dos fornecedores, para azar dos alfacinhas – pão de lenha, sem manteiga, e azeitona, que tanto calha de ser verde como preta. Quem manda na tasca é a tasca. É o dono, é a mulher do dono, é a filha, é o rapaz, anafado e velado na camisola Ronaldo, que leva a tarde a empanturrar-se de Bolycaos e declina todo o petisco da mãe.»
José Navarro de Andrade: «"Camera traps" ou armadilhagem fotográfica, são câmaras fotográficas com sensores que as fazem disparar quando detectam movimento. Muito úteis para investigações de vida selvagem porque, deixadas em lugares estratégicos, permitem fotografar sem a presença humana. De tal modo que a BBC Wildlife tem um prémio anual para a melhor foto.»
Luís Menezes Leitão: «Parece que o Presidente da República resolveu fazer ironia com as críticas que lhe têm dirigido sobre o seu silêncio. Face ao fino gosto das declarações irónicas que proferiu, na altura em que milhões de portugueses vivem angustiados sobre como vão sobreviver no próximo ano, acho que afinal é preferível que fique calado.»