Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Delito de Opinião

DELITO há dez anos

Pedro Correia, 19.08.22

21523202_SMAuI.jpeg

 

Ana Vidal: «Federico Garcia Lorca, o homem que amou a poesia acima de tudo, morreu há 75 anos. Foi fuzilado a 19 de Agosto de 1936, aos 38 anos. Pouco tempo antes, tinha dito a um amigo: "Sinto uma grande inquietação. É uma inquietação de viver, como se amanhã me fossem tirar a vida".»

 

Costa: «Um povo que não lê - a não ser os três jornais diários (!) de futebol - e as revistas de (perdoem-me a palavra) "sopeiras". Donde, um povo para quem a única visão que interessa do idioma que falam é a funcional: entende-se o que se diz? Óptimo! Escrever não é problema, porque não se pratica. E para uma comunicação apenas rudimentar, uma fala ou escrita embrutecida serve muito bem.»

 

José António Abreu: «Será precisamente pela superior garantia de «servilidade» que muitos homens até preferem a adulação de outros homens. Por isso e por tradicionalmente constituir uma demonstração mais evidente de poder. Quanto à adulação feminina, consegue, de facto, ser parecida com afecto: resta saber se por exclusiva responsabilidade das mulheres, se por leituras enviesadas e quase sempre de índole sexual (aliás, muito pouco coadunáveis com a imagem de uma mãe ou de uma irmã) dos homens.»