Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Delito de Opinião

DELITO há dez anos

Pedro Correia, 07.06.22

21523202_SMAuI.jpeg

 

José Navarro de Andrade: «Das obras arquitectónicas do nazismo poucas remanesceram até hoje. A mais famosa será o aeroporto Tempelhof de Berlin, encerrado em 2008 e reaberto em 2010 como um parque público em meio de grande polémica. Todavia a mais espetacular, introvertida e controversa construção do nazismo é o denominado Colosso de Prora. Trata-se de um conjunto contínuo de 8 edifícios com 6 andares de altura e 4,5 quilómetros de comprimento. Obra de engenharia civil de maior extensão, talvez só a muralha da China.»

 

Luís Menezes Leitão: «Nunca atribuí especial significado ao feriado do Corpo de Deus, pelo que não me perturba muito a sua abolição. A meu ver, muito mais grave foi a abolição dos feriados do 5 de Outubro e do 1.º de Dezembro, um verdadeiro insulto feito pelo Governo e pelo Parlamento a símbolos nacionais que tinham o dever de respeitar. Neste último feriado do Corpo de Deus não deixa, porém, de me atingir uma certa nostalgia perante a última vez que se celebra esse dia em Portugal.»

 

Rui Rocha: «Depois deste episódio, ocorrido hoje durante um debate televisivo, em que o porta-voz do partido Aurora Dourada Ilias Kasidiaris ataca duas candidatas a deputadas por partidos de esquerda, e de muitos outros que o antecederam, nenhum eleitor grego poderá dizer que vota no partido nazi enganado. (...) Não tenho dúvida que o partido, que conseguiu um resultado de 7% nas anteriores eleições, será severamente penalizado no próximo acto eleitoral. Nenhum castigo nas urnas pecará por excessivo. E o lugar das bestas é dentro de uma jaula.»

 

Teresa Ribeiro: «Zappo e fico amorfa a ver um pedaço de uma série da cabo de que não sou cliente, mas o tema, ao contrário do que é habitual, entretanto desperta-me a atenção. Um grupo de estagiários invade o espaço de profissionais mais experientes e disputa-lhes descaradamente os lugares. Os invasores são agressivos, os veteranos sentem-se ameaçados, instala-se a guerrilha. Na refrega, um dos mais experientes, mas também um dos mais vulneráveis - luta contra um cancro - comete um erro grave e acaba despedido