Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Delito de Opinião

DELITO há dez anos

Pedro Correia, 24.12.21

21523202_SMAuI.jpeg

 

João Carvalho: «... se ainda precisar de arranjar uma prenda de repente e não tem ideias, lembre-se: há leituras para todos, do berço à velhice. E uma leitura tanto se arranja numa grande superfície como num quiosque.»

 

Rui Rocha: «Santa Troika is coming to town
Santa Troika is coming to town.»

 

Teresa Ribeiro: «Aquela mistura de cheiros fundida na massa das broas era tão emocionante que valia todos os riscos, até o de fazer zangar o Menino Jesus. Acrescenta-se a raspa ao preparado. Por último junta-se 2 gemas previamente batidas. Ela sabia e eu sabia que era mais forte do que eu. Mexe-se tudo muito bem até a massa ficar homogénea. Sai daí! Mas o meu dedo já lá estava, rápido e nervoso. Vais apanhar! Era a deixa para me raspar da cozinha, já com o produto do furto na boca, uma mistura absolutamente divinal.»

 

Eu: «Dickens foi escrevendo outras histórias natalícias, até 1865. Reunidas em volume, nunca deixaram de ser reeditadas nos mais diversos idiomas. A fama de Scrooge -- e outras personagens deste conto, como o sobrinho Fred, o amanuense Bob Cratchit, o sócio Jacob Marley e o pequenito deficiente, Tiny Tim -- consolidou-se com inúmeras adaptações para teatro, cinema, televisão, ópera, bailado e até um musical da Broadway. Despertando, no tempo e no espaço, esta convicção que nos anima em cada noite de Natal: é sempre possível darmos um novo rumo à vida. Regressamos afinal à mensagem de Jesus, relatada de forma admirável no texto eterno de São Marcos: de que serve ao homem conquistar o mundo inteiro se acabar por perder a alma?»