Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Delito de Opinião

DELITO há dez anos

Pedro Correia, 25.07.21

21523202_SMAuI.jpeg

 

José António Abreu: «A pose típica do turista é de costas para o que quer que seja – igreja, praça, quadro, paisagem – que o levou até ao local. A putativa atracção fica assim por trás, mais ou menos focada, mais ou menos bem exposta, consoante a capacidade do fotógrafo, as características do sensor de imagem e a inteligência dos algoritmos da máquina. Para quase toda a gente, o importante é a própria presença – cá estou eu em frente àquilo. É ser capaz de provar a si mesmo e aos outros ter estado lá – junto daquele segundo plano

 

Laura Ramos: «Vale a pena ir ver João Penalva, no CAM. Texto e imagem. Ou imagens apenas, daquelas para as quais fazemos um conto imediato, quebrando o seu silêncio petulante. Não percam esta viagem, da qual se volta diferente.»

 

Leonor Barros: «Algures num tempo passado quando eu era ainda uma activista convicta no Bookcrossing alguém se terá mostrado muito admirado por eu gostar de José Saramago e de António Lobo Antunes ao mesmo tempo. Este categorização da vida e esta necessidade de viver em alternativas, ou um ou outro, e a preto e branco foi algo que sempre me intrigou. E muito. Nenhum deles se exclui e não há nada num que me faça odiar o outro.»

 

Patrícia Reis: «Da cidade pouco ou nada se sabia. Os velhos tinham morrido. A memória perdera-se em buracos profundos, como pedaços esquecidos de um jogo qualquer, uma peça infantil.  A mulher grávida seria uma excepção, sim, mas poucos o saberiam. Ou se importariam com isso.»

 

Sérgio de Almeida Correia: «Os acontecimentos de Oslo, como os que ocorreram há dois dias no Texas, num casamento, ou os que com cada vez maior regularidade acontecem por esse mundo fora, da Finlândia ao Brasil, da Bélgica às Filipinas ou dos Estados Unidos à Alemanha ou a Inglaterra, sem esquecer Portugal, para além da natural comoção que provocam, em especial quando são visadas crianças, idosos, gente indefesa, continuam a ser incapazes de gerar um movimento à escala global contra o acesso fácil e em massa a armas de fogo e a materiais explosivos.»