DELITO há dez anos
João Carvalho: «Ficou hoje a saber-se que o Governo decidiu aumentar o capital da Caixa Geral de Depósitos em mais 550 milhões de euros. Face a esta medida, fica a bailar-me na mente a polémica necessidade apontada pelo Governo de injectar mais 500 milhões de euros no BPN, que está a ser gerido pela CGD. É capaz de ser bom endurecer a recusa geral que tem sido manifestada contra essa possibilidade, porque os esquemas ardilosos em que a nossa política tem sido tão fértil não devem deixar-nos dormir.»
Laura Ramos: «Em 2011, arrisco nesta banda. Na voz fantástica de Eleanor Kleiner. Na complementaridade perfeita com o baixista francês Elie Brangbour. Na intencionalidade das letras (voltou o culto do texto?). The Whispering Tree: é o nome.»
Teresa Ribeiro: «Ontem de manhã cedo fui num salto ao supermercado. Nos corredores mulheres recitavam ao despique ementas de reveillon enquanto homens namoravam queijos e vinhos com vagares de gourmet. Àquela hora não havia bicha para a caixa. À minha frente só uma mulher de 50 anos bem pesados e cinta xxl. Uma ruína de buço e cabelos acaju a clamar por obras. "Este ano vai ser diferente", dizia ela para a caixa. "Este ano vou passar o ano a dormir". A caixa, uma loura platinada que há muito devia ter sido morena, não aprovou: "Pois eu vou sair daqui às sete, chego a casa, visto o meu pijama azul e em chegada a meia-noite vou sozinha para a varanda fazer barulho. Ao menos barulho tenho de fazer." À meia noite lembrei-me dela. Uma borboleta azul de subúrbio a oferecer o peito a 2011.»