Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

DELITO há dez anos

Pedro Correia, 09.04.20

21523202_SMAuI.jpeg

 

Ana Cláudia Vicente: «Passava muitas vezes pela Rua Nove de Abril, em miúda - ficava a caminho da ginástica e da catequese, entre a estação e o velho salão de chá. Nessa altura os nomes já me despertavam curiosidade, as datas ainda não. Devia ter uma boa dúzia de anos quando reparei que outras terras assinalavam o mesmo dia em outras ruas. Só então quis saber porquê. Perguntei ao meu pai, que se espantou de eu nunca ter ouvido falar da Grande Guerra. Contou-ma. O cenário geral, os portugueses nas batalhas de Moçambique e da Flandres, o tio-avô António a voltar à aldeia esgazeado, o tio-avô João a regressar só por tempo de tratar dos papéis para a América. Muitos anos depois fixaria números e factos de cor.»

 

João Campos: «Numa década pouco inspirada para o cinema de ficção científica, Avatar tem o mérito de ser um bom épico espacial, daqueles que têm mesmo de ser vistos numa sala de cinema. É um filme "simples"? Sim, sem dúvida. O argumento é, de facto, simples. E isso para mim não é uma fraqueza, mas algo de positivo. Quanto às supostas "mensagens" de Cameron, não me interessam; quem, como me disse um senhor uma vez, quiser ver "cobras e lagartos" no filme, esteja à vontade, mas não conte com a minha companhia.»

 

Sérgio de Almeida Correia: «Foi hoje publicada a portaria que vai corrigir o défice educacional e civilizacional dos portugueses, ensinar-lhes a comprar submarinos, eliminar a corrupção nas câmaras, e fazer a alegria dos petizes, dos papás e das mamãs. Agora é que vai valer a pena a malta ir à escola.»

 

Teresa Ribeiro: «Noite suave, nem um pouco de frio. Caminhei junto ao rio, a ver os bares de madeira com lanternas vermelhas e casais de namorados sentados nas margens do rio Kamo, que atravessa a cidade, e dirigi-me ao bairro das gueixas, criaturas que sempre me perturbaram muito. Sabiam que há 200 gueixas em Quioto? E que as turistas podem maquilhar-se à gueixa por seis mil ienes (preço especial, porque estranhamente as japonesas têm de pagar muito mais - dez mil). Por falar em números, Youmi disse-nos que Quioto tem 1600 templos budistas e cerca de 300 santuários xintoístas. Impressionante!»

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.