Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

DELITO há dez anos

Pedro Correia, 03.04.20

21523202_SMAuI.jpeg

 

Ana Vidal: «Mulheres, nem uma. "A tradição é esta... isto é só para homens!" Há um deles que tem pena de que assim seja,  porque, diz ele, é "fã de mulheres". Mas elas só não estão à vista. Estão no lugar que lhes compete, pois claro: a cozinha. Fritam a bifalhada em grandes frigideiras cheias de gordura, de pé, igualmente orgulhosas da tradição e ciosas de que nada falte aos seus delicadíssimos companheiros de vida. Ao microfone da incrédula repórter desfiam, com ternura e desvelo, a receita do pitéu. Pois. Venham falar-me do país do Magalhães e das novas tecnologias.»

 

J. M. Coutinho Ribeiro: «A questão que me perturbou, esta sexta-feira Santa, foi perguntar a quem encontrei se tinham comido carne. Não é importante? Não deve ser. Mas há alguma coisa importante? Curiosidades, apenas. Eu não comi. Também não sei por que mantenho este hábito. Esta noite, à conversa com uma tia que é comunista e agnóstica, ela disse-me que também não comia carne na sexta-feira Santa. Perguntei-lhe porquê. Porque a mãe, que morreu quando ela tinha 13 anos, a ensinou assim. Um forma de celebrar a mãe. Eu não sei o que celebrei, não comendo. Nem comento. Boa Páscoa para todos.»

 

Teresa Ribeiro: «Este primeiro dia em Tóquio geri-o como quis, mas a partir de hoje não vai ser assim. Vou andar num tour organizado para ver o resto. Não gosto de circular em rebanho, as poucas experiências que fiz do género deixaram-me sempre insatisfeita, mas aqui, que há óbvias dificuldades de comunicação, pareceu-me vantajoso. Vamos ver como corre.»

1 comentário

Comentar post