Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Delito de Opinião

DELITO há dez anos

Pedro Correia, 16.02.20

39b608e95118d5d9c8efc36c2a387b46--hourglass-top.jp

 

Ana Sofia Couto: «Aprendi muito com o Sr. Medeiros, mas a memória mais feliz que guardo dos meus tempos na Culsete tem a ver com cigarros. Contra as indicações do médico, que a família queria que seguisse, o Sr. Medeiros continuava a não recusar o prazer de um cigarro. Por isso, sempre que me dizia para ir comprar o Público ao quiosque, pedia-me que trouxesse, escondido no jornal, um maço de cigarros. A forma como fazia este pedido obrigava-me a responder com um sorriso: falava muito baixinho e piscava-me o olho.»

 

João Carvalho: «Interessa-me que as escutas institucionalizadas sirvam para fazê-la. Interessa-me saber em que medida elas permitem culpar alguém. Interessa-me ajuizar por e para mim próprio. Por isso é que pode interessar-me o mesmo nos casos inversos. O meu juízo sobre o carácter de alguém que gere a coisa pública atrás da porta não é jurídico nem incriminatório. Apenas me interessa para participar com mais consciência na vida colectiva e no exercício individual da cidadania como parte do todo.»

 

Paulo Gorjão: «Mário Lino esclarece que nunca deu instruções à PT para comprar a TVI. Jamé, you might say. Resta agora saber se isso é bom ou mau...»

 

Teresa Ribeiro: «Que o rei ia nu, já sabíamos. A surpresa foi quando vislumbrámos no meio dos cabeçudos (que grandes cabeças eles tinham!) e palhaços do costume o carro alegórico: eu cá não sou de intrigas, mas aquilo parecia-me uma carreta. A fechar o cortejo, muito discreto, vi passar um amola-tesouras, com a sua inconfundível gaita de beiços.»

 

Eu: «Como esquecer o olhar dilacerado de Angelina Jolie n' A Troca - até à data o melhor papel da sua carreira? Impossível ficar indiferente à revolta interior da deslumbrante Michelle Williams nas cenas fulcrais de Incendiário ou à transfiguração de Anne Hathaway numa inspirada actriz dramática em O Casamento de Rachel. E quem supõe que o cinema é uma arte em declínio deverá reparar no subtil jogo de alterações fisionómicas que acompanha a evolução da personagem de Kate Winslet em Revolutionary Road