Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Das práticas culturais

Zélia Parreira, 16.02.22

Do
INQUÉRITO ÀS PRÁTICAS CULTURAIS DOS PORTUGUESES 2020
(https://www.ics.ulisboa.pt/.../brochura_online_pt...)

"Digno de registo é também outro aspeto: apesar de os dados mostrarem que quanto mais jovem se é, e quanto mais elevadas as qualificações académicas dos pais, maior será a probabilidade de se ter usufruído, na infância e adolescência, de experiências de aproximação ao mundo do livro e da leitura espoletadas pelos pais ou por outros familiares, importa destacar que a maioria dos portugueses raramente ou nunca desfrutou, até aos 15 anos de idade, da leitura de histórias e da oferta de livros por parte da família ou, inclusivamente, de um conjunto de práticas exodomiciliares como idas a feiras do livro, livrarias ou bibliotecas.

Sublinhe-se, porém, que no escalão etário 15-24 são em maior número os que tiveram pais ou outros familiares lendo-lhes histórias frequentemente ou algumas vezes do que raramente ou nunca. O mesmo é válido quanto à oferta de livros, com idêntica manifestação no escalão dos 25-34 anos. Entre outras razões, estes resultados, permitindo entrever um potencial sinal de mudança, podem explicar-se pelo facto de os jovens de hoje terem pais mais escolarizados do que os de gerações mais velhas e, por consequência, mais sensíveis ao valor cultural da leitura.

No que toca à frequência de bibliotecas ou arquivos (gráfico 4.6), e tendo por referência os 12 meses anteriores ao início da pandemia, assinale-se que 80% dos portugueses nunca os visitaram nesse período."

Conclusões:
1. O parágrafo do meio mostra que, apesar de tudo, há um caminho a desenhar-se. São políticas de longo prazo, que não apresentam resultados imediatos e que só políticos com visão conseguem desenvolver, implementar. Comparar isto com políticozinhos com responsabilidades na área da cultura que dizem que não percebem para que serve uma Biblioteca aberta, é anedota. Mas que os há... há.
2. Há muito trabalho por fazer para os profissionais nesta área. Não podemos perder um só dia, porque há um mundo do tamanho do nosso país, ou vá, da terrinha de cada um, para mudar.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.