Da polícia e da política
![1546534358_581007_1546535532_album_normal[1].jpg 1546534358_581007_1546535532_album_normal[1].jpg](https://fotos.web.sapo.io/i/B4317041a/21383266_lBVRI.jpeg)
Richard Madden: desempenho premiado
Quem está habituado às séries norte-americanas talvez comece por estranhar o ritmo desta. Mais vagaroso, mais compassado. Mas a espera compensa. Porque O Guarda-Costas vai-nos envolvendo na sua trama verosímil, acentuada de episódio em episódio.
Estamos no Reino Unido actual, assombrado pelo espectro do terrorismo. Protagonista: David Budd, sargento de uma unidade especial da polícia que assegura a protecção à ministra do Interior, defensora de soluções duras para pôr fim à violência urbana fomentada pelo islamismo radical.
A série coloca-nos perante um dilema em curso nas sociedades ocidentais: estaremos dispostos a abdicar de parcelas de liberdade em troca de novas medidas de segurança? The Bodyguard suscita esta questão – e outra, que lhe vem anexa: quando a polícia cruza a linha que separa o bem do mal, poderão os políticos defender-nos dos polícias?
Aqui as interrogações importam mais do que as respostas. Interrogações que perpassam no rosto perplexo de Budd, um veterano de missões no Afeganistão que enfrenta agora a guerra noutros palcos, em sua própria casa.
Este thriller da BBC conta com um trunfo suplementar: a soberba interpretação do escocês Richard Madden, galardoado com o Globo de Ouro para melhor actor em série dramática – a mais vista no Reino Unido desde 2008. Este início promete: não custa vaticinar que outras temporadas irão seguir-se.
.............................................................
Bodyguard, primeira temporada (2018). Produção BBC (Reino Unido). Com Richard Madden, Keeley Hawes, Gina McKee, Sophie Rundle. Seis episódios. Disponível na Netflix.

