Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Da pequenez

João André, 07.07.14

Ouvimos frequentemente que a Humanidade é a principal força transformadora do nosso tempo. É uma afirmação lógica, especialmente se atendermos ao efeito que cidades, estradas e poluição diversas têm no nosso planeta. Perante o aquecimento global e a influência deste nas alterações climáticas, há muitos cientistas a falar no Antropoceno como sendo a idade da Terra que vivemos hoje.

 

Isto é uma realidade, por outro lado depois coloco-me a pensar sobre outras influências. Um asteróide provoca extinções. Uma era glacial muda a geografia do planeta. A subducção garante que os oceanos não fiquem cada vez mais salgados com o tempo. Os mesmos oceanos permanecem inexplorados a 95% (ou mais). Cianobactérias terão sido as responsáveis pela existência de oxigénio no planeta. Sem micro-organismos o mundo seria muito diferente.

 

A verdade é que se a Humanidade é a maior força transformadora do planeta, isso sucede apenas à escala de tempo humana, em que toda a história humana (desde que os primeiros homo sapiens saíram de África até agora) nem numa nota de rodapé de uma Encyclopedia Solaria caberia. Imagino um debate dentro de uns milhões de anos (um piscar de olhos, portanto) entre duas bactérias:

 

- Não houve em tempos um animal bípede que transformou o planeta?

- Sim, houve. Foi uma experiência rápida nossa. Já cá não está.

 

Os seres humanos são criadores e destruidores. Mas, na escala do tempo global, são também menos que bactérias.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.