Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Da irresponsabilidade

Pedro Correia, 24.03.20

begona-gomez-y-su-suegra-manifestacion-manifiesto-

 

Estas duas senhoras são Carmen Calvo, a primeira vice-presidente do Governo espanhol, e Begoña Gómez, mulher do presidente do Executivo, Pedro Sánchez. A imagem foi captada no dia 8 de Março, em Madrid, na primeira fila da marcha comemorativa do Dia Internacional da Mulher, que ali reuniu cerca de 120 mil manifestantes. Quando já havia 202 pessoas infectadas e oito falecidas devido à expansão do coronavírus na capital espanhola.

O desfile realizou-se apesar de todas as advertências públicas. Não apenas da Organização Mundial de Saúde, que a 30 de Janeiro havia declarado este surto epidémico como situação de "emergência internacional de saúde pública", mas também do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças, que a 2 de Março desaconselhou a concentração de multidões para prevenir a galopante transmissão do Covid-19. E do próprio Departamento de Segurança Nacional que funciona junto da Presidência do Conselho de Ministros, que a 3 de Março assinalava a mais recente avaliação de risco sanitário para a população, "entre moderada e elevada", podendo o contágio "generalizar-se" nas semanas seguintes. 

Uma semana depois do desfile, foi tornado público que Begoña Gómez estava infectada. Carmen Calvo encontra-se hospitalizada devido a uma infecção respiratória. Também o sogro e a mãe do chefe do Governo estão internados em consequência da imparável progressão do coronavírus em Espanha, país que regista agora 2.229 mortos e mais de 35 mil infectados.

Se há uma imagem perfeita da irresponsabilidade, é precisamente a que reproduzo acima.

3 comentários

  • Sem imagem de perfil

    ChakraIndigo 24.03.2020

    vou reter essa expressão, politica-pop.
  • Imagem de perfil

    Pedro Correia 24.03.2020

    Também eu.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.