Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Criminosos

por Pedro Correia, em 06.04.20

O coronavírus afecta já 200 países e territórios em todo o mundo. Não há praticamente uma parcela do planeta imune ao Covid-19.

A pandemia causa 2.700 mortes por dia nos cinco continentes - vitimando uma pessoa de dois em dois minutos. A cada dois segundos, regista-se um novo caso de infecção.

Apesar disto, três países persistem em manter os respectivos campeonatos de futebol: BielorrússiaBurundi e Nicarágua

Um procedimento criminoso, que devia encher de vergonha os dirigentes máximos destes países - respectivamente Aleksandr Lukashenko, Pierre Nkurunziza e Daniel Ortega.

Nenhum deles recomendável em matéria de respeito pelos direitos humanos. Não há coincidências.

 

Publicado originalmente (28/3) aqui


40 comentários

Sem imagem de perfil

De Luís Lavoura a 06.04.2020 às 10:31

Disparate. Os dirigentes máximos dos países têm muito pouco a ver com os campeonatos de futebol. Quem organiza os campeonatos de futebol não são os dirigentes máximos, são as federações ou as ligas de futebol.
De resto, eu sobre o Burundi e a Nicarágua nada sei, mas sobre a Bielorrússia sei que a atividade viral lá é muitíssimo baixa (na Lituânia, da qual tenho notícias diretas, é também muito baixa, mas a Bielorrússia está ainda muito menos infetada, por ter muito reduzidos contactos com o mundo exterior) e com certeza irá totalmente desaparecer antes do verão, tal como irá desaparecer em todo o resto da Europa, pelo que acho que a Bielorrússia fez muito bem em não parar o seu campeonato de futebol.
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 06.04.2020 às 10:42

Disparate o seu. Equivale a dizer que no tempo do Salazar o poder político nada tinha a ver com o que se passava no futebol.
Em sistemas ditatoriais, como acontece nestes casos, o poder político interfere em tudo. E no futebol também, motivos óbvios.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 06.04.2020 às 13:14

éramos tão felizes quando podíamos apenas de falar de futebol sem meter o covid-19 à mistura. estúpidos, mas felizes. agora somos estúpidos, infelizes e potencialmente contaminados e, se tivermos azar, vivemos num país liderado por um qualquer idiota, eleito ou não, que acha que estamos apenas a passar por uma gripe mais forte. a humanidade está escrever em conjunto a mais estranha distopia de sempre!
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 06.04.2020 às 14:17

Diz bem, anónimo. Talvez por isso nestes dias não consigo ver filmes nem séries. Nenhuma série nem nenhum filme ultrapassa em imaginação e impacto esta realidade que vivemos.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 06.04.2020 às 15:32

no meu caso, por estes dias pandémicos, não consigo ler. já tentei, mas não consigo. a televisão não exige esforço, pelo contrário, as imagens e os sons simplesmente entram na nossa cabeça. deixei de ver telejornais apenas porque não suporto a carga emocional que colocam nas notícias e reportagens. também não suporto comentadores e jornalistas transformados em especialistas em curvas epidemiológicas. não acredito que uma curva epidemiológica seja algo que possa ser analisado por toda a gente, tal como uma perna partida ou uma infecção num ouvido. mas se calhar estou errado.
mas filmes e séries têm sido boa companhia por estes dias.

já a leitura exige concentração total. pelo menos para mim, que não gosto de ler na diagonal. nem sei bem o que isso significa. além disso, tenho o estranho hábito de jamais deixar um livro a meio mesmo que não goste do que estou a ler. se começo, acabo, de preferência o mais depressa possível, utilizando todas as pausas do dia para ler mais um bocado, e iniciar este processo por estes dias tem sido impossível para mim.
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 06.04.2020 às 18:48

Comigo tem sucedido ao contrário: tenho lido muito. Estou a acabar o sétimo livro desde que iniciei a quarentena.

Se não lermos agora, vamos ler quando?

Não tenho visto séries nem filmes. Porque me sinto eu próprio personagem de um filme ou de uma série. A realidade ultrapassa por completo qualquer ficção.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 06.04.2020 às 11:10

Deixe lá que os "liberais democratas" de que você gosta são melhores !

https://observador.pt/2020/04/06/franca-devolve-as-4-milhoes-de-mascaras-de-empresa-sueca-que-tinha-confiscado-e-que-iam-para-espanha/



WW
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 06.04.2020 às 14:18

Já cá faltava, o idólatra de regimes "musculados".
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 07.04.2020 às 00:48

O que o Pedro Correia escreveu sobre mim é "fake", já o link que deixei é verdadeiro mas há mais por essa comunicação social fora.
Parece que agora já vamos poder andar de máscara, já chegaram, antes não era preciso e era contraproducente diziam e também diziam que não iam mentir.


WW
Imagem de perfil

De João Pedro Pimenta a 07.04.2020 às 00:48

Ao menos devolveram, ao contrário de outros.
Imagem de perfil

De Vorph "ги́ря" Valknut a 07.04.2020 às 11:16

"Seguiram-se vários dias de pressão intensa por parte do governo sueco, que ameaçou notificar a Comissão Europeia por alegada violação francesa do mercado único, impedindo a circulação de bens que, neste caso, se dirigiam para outro membro do mercado único europeu – Espanha (e, também, para Itália, em menor quantidade).

Mesmo com a aparente resolução deste caso, a empresa sueca decidiu interromper a circulação de produtos seus em França e vai mudar toda a sua cadeia logística para a Bélgica, país a partir do qual vai passar a ser exportada a produção desta empresa."

Uma verdadeira vergonha segundo quaisquer padrões morais decentes.
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 09.04.2020 às 09:06

O termo correcto é esse mesmo: vergonha.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 06.04.2020 às 11:14

Bom dia Pedro Correia
Respeitosamente, em algumas democracias, e concretamente na nossa, as interferências na federação de futebol, na liga, etc, não existem formal e directamente, é certo, mas basta ir examinar certos personagens metidos em orgãos dessas instituições para ficar a pensar. Basta pensar também como aparecem as injecções de futebolês nos canais de TV. Basta recordar a construção dos estádios anos atrás.
Nada acontece por acaso.
António Cabral
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 06.04.2020 às 14:22

Meu caro, felizmente por cá não temos o Supremo Magistrado a recomendar-nos que bebamos bagaceira e cachaça para "combater" essa mariquice da Covid-19, como acontece na Bielorrússia. Nem temos uma Primeira Dama a forçar o pessoal a participar em "marchas do amor", tudo bem juntinho, já com a pandemia declarada, como sucedeu na Nicarágua.
Sem imagem de perfil

De Luís Lavoura a 06.04.2020 às 15:08

Na Bielorrússia, beber bagaceira e cachaça? Eles lá não têm nem uma coisa nem a outra!
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 06.04.2020 às 15:11

Fazia-lhe falta a si, agora, beber uma coisa ou outra.
Sem imagem de perfil

De Anonimus a 06.04.2020 às 11:59

O tipo da Bielorrúsia disse, e bem, para não serem piegas, e matarem o bicharoco a vodka e com saunas.
O problema está no new-age das quinoas. Está mais que provado que a ingestão de sementes de chia propicia a disseminação do covid. Bebam uns mata-bicho pela manhã que isso passa.

(ontem vi pela 1ª vez o "what ever happened to baby jane". E consegui reler A quinta dos animais - incluindo o prefácio, de que não tinha memória. Copo meio cheio)
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 06.04.2020 às 14:26

Ena, você está a aproveitar bem o tempo. Antes ver bons filmes e ler bons livros do que desperdiçar os dias a partilhar boatos das redes sociais e memes idiotas da internet.
Sem imagem de perfil

De Anonimus a 06.04.2020 às 16:44

Quem disse que não dá para fazer ambos? Ou o PC é daqueles que acha que os homens só fazem uma tarefa de cada vez??

Multitask, multitask
(não confundir com a actividade de ir a diversas tascas consecutivamente)
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 06.04.2020 às 18:50

"Multitascas" não faltam por aí. Espalham boatos por diversas vias. Comprovando que conseguem executar várias tarefas ao mesmo tempo.
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 06.04.2020 às 23:10

Nenhuma delas meritória nem digna de elogio, por sinal.
Sem imagem de perfil

De Zé a 06.04.2020 às 12:06

Eu até incluía o Reino Unido e a Suécia. Não sei se há mais. E a China que ocultou no início? E os Estados Unidos? Criminosos há muitos.
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 06.04.2020 às 14:27

Reino Unido e Suécia e Nicarágua e Bielorrússia e Burundi. Claro que sim, tem tudo a ver.
Sem imagem de perfil

De Luís Lavoura a 06.04.2020 às 15:12

Não esqueça o Brasil. Está mais ou menos a meio caminho entre a Bielorrússia e o Reino Unido. Não tem nada a ver mas, ao fim e ao cabo, há um contínuo.
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 06.04.2020 às 15:20

Claro. Brasil e Bielorrússia são quase irmãos siameses. Samba bielorrusso e vodca sertanejo.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 06.04.2020 às 15:22

e porque não? no contexto actual o que separa um ditador que quer matar o coronavírus com vodca de um democrata negacionista? se o resultado é o mesmo - milhares de mortes a mais do que as que ocorreriam se não se negasse a realidade - não devem ser julgados pela mesma bitola?

Imagem de perfil

De Pedro Correia a 06.04.2020 às 18:51

É tudo igual, ditadura e democracia. Reino Unido e Coreia do Norte, Noruega e Arábia Saudita, Canadá e Venezuela.
Imagem de perfil

De Vorph "ги́ря" Valknut a 07.04.2020 às 11:26

Pedro, entre um Frederico II da Prússia e o Bolsonaro quem escolheria? O despotismo iluminado do primeiro ou a cretinice democrática do segundo (não é necessário ter em conta os 220 anos que os separam)?


Imagem de perfil

De Pedro Correia a 09.04.2020 às 09:04

Escolho sempre aquele que puder pôr e tirar de lá, meu caro. Por mais iluminado que seja o déspota, um dia acaba sempre por lhe rebentar os fusíveis.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 06.04.2020 às 13:48

já que este post mete bola à mistura, este video fez-me lembrar as manifestações de apoio a Bruno de Carvalho.
https://www.record.pt/multimedia/videos/detalhe/bora-trabalhar-cidadaos-brasileiros-juntam-se-em-manifestacao-contra-o-isolamento-social?ref=HP_Ultimas
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 06.04.2020 às 18:51

Esse tal também está infectado?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 06.04.2020 às 20:10

Bielorussia - 700 infetados 3 mortes
Nicaragua - 6 infetados 1 morte
Burundi - 3 infetados 0 mortes
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 06.04.2020 às 20:39

Números errados quanto à Bielorrússia:
https://www.worldometers.info/coronavirus/country/belarus/
13 mortos


Na Nicarágua, os números reduzidos devem ser por efeito das prédicas da mulher do ditador, que é (por coincidência) vice-presidente do país:
«Este sábado vamos a desplegarnos en fuerza de espíritu, en gracia de Dios y con la fortaleza de la fe y la esperanza», disse a senhora ao mobilizar o povo para uma Marcha do Amor, a 15 de Março, com a malta toda compacta e bem juntinha.

Também pode ser por outro motivo: praticamente não se realizam testes no país:
«Lo que sucede es que no se han realizado exámenes. Como no sabemos cuántos enfermos tenemos, no sabemos cuál es el nivel de respuesta en este momento.»

https://www.infobae.com/america/america-latina/2020/03/21/especialistas-temen-explosion-de-casos-en-nicaragua-porque-daniel-ortega-hace-todo-lo-que-no-debe-hacerse-para-combatir-al-covid-19/


Sem imagem de perfil

De ShakaZoulou a 06.04.2020 às 22:46

Esses ditadores que deixam as pessoas escolherem: se querem fazer quarentena; quais actividades praticar; como agir perante o risco de contágio. As nossas democracias e que estão correctas na atitude perante este coronavirus que ataca com 8% de agressão, idosos e doentes
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 06.04.2020 às 23:09

Esses ditadores que "deixam as pessoas escolherem" não permitem que elas utilizem boletins de voto.
É chato.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 07.04.2020 às 01:18

Atalanta vs Valência

Festejos de carnaval em Veneza e outras cidades italianas.

Festejos de carnaval no Estado alemão da Renânia do Norte-Vestfália

Infectar mas em liberdade.

E já há clubes e jogadores italianos a reclamar que querem voltar aos treinos.
Sendo Itália um país democrático por certo voltaremos a ter animação na Sport-tv.
Sem imagem de perfil

De ShakaZoulou a 07.04.2020 às 01:49

Não deixam de ditadores e não invejo a quem seja a obrigado a habitar lá, mas neste caso estão a agir melhor que democracias . Qual a necessidade de um estado de emergência em Portugal? Porque não se informou a população dos riscos e deixar as pessoas decidirem por si! Quem tem medo e recursos fica em casa quem é corajoso e necessidade sai á rua. Podemos considerar este vírus pouco perigoso e de fácil gestão pois parece escolher as vítimas entre os idosos e doentes
Quando apareceram as primeiras informações sobre este vírus o estado deveria ter montado simples hospitais de campanha, assépticos e equipados com ventiladores e fornecimento de oxigénio, deveria ter dado formação em técnicas médicas e de enfermagem a voluntários e preparar o exército para entregar mantimentos a casa das pessoas dos grupos de risco que o desejassem. Não entendo o termos andado a pagar anos conselhos nacionais de saúde, comissões nacionais de saúde mais outros observatórios e institutos e não haver um já um plano de contingência.
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 09.04.2020 às 09:05

São questões relevantes. E cada vez mais prementes. Até porque depois desta pandemia pode vir outra. E outra.

Comentar post



O nosso livro



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.




Links

Blogue da Semana

  •  
  • Afinidades

  •  
  • Lá fora cá dentro

  •  
  • Mais ligações

  •  
  • Informações úteis


    Arquivo

    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2019
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2018
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2017
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2016
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2015
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2014
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2013
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2012
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2011
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D
    131. 2010
    132. J
    133. F
    134. M
    135. A
    136. M
    137. J
    138. J
    139. A
    140. S
    141. O
    142. N
    143. D
    144. 2009
    145. J
    146. F
    147. M
    148. A
    149. M
    150. J
    151. J
    152. A
    153. S
    154. O
    155. N
    156. D