Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Contra a pirataria

Pedro Correia, 10.04.20

Aos meus amigos que por estes dias se tornam coniventes com a pirataria, partilhando livros inteiros, jornais inteiros e revistas inteiras por via digital ou acedendo "grátis" a filmes e séries, como já fazem com a música, chamo a atenção: os profissionais da escrita, do cinema e da televisão vivem do seu trabalho. No dia em que ninguém pagar por um livro, um jornal, uma revista, um filme ou uma série deixaremos de ter acesso a estes bens de serviço público e utilidade social. Pelo mais simples e lamentável dos motivos: eles deixarão de existir.

Ao fazermos um banalíssimo clique num dispositivo electrónico, distribuindo por outros aquilo que não pagámos, estamos a dar mais uma machadada em profissões que em larga medida já caminham sobre o fio da navalha, condenando-as à extinção a curto prazo.

Um mundo sem cultura, nem informação nem entretenimento de qualidade será um mundo mais árido, mais pobre, mais primitivo, mais inóspito. Será um mundo muito menos livre.

Um mundo em que nenhum de nós desejaria viver.

E não é um cenário de ficção: pode mesmo acontecer. Só depende de nós.

5 comentários

  • Imagem de perfil

    Pedro Correia 11.04.2020

    É de bom tom criticar a qualidade do que se escreve, do que se informa, do que se produz em filmes e séries.
    Mas as mesmas pessoas que criticam isso, em grande parte dos casos, não estão disposto a pagar um cêntimo por bons livros, por excelentes filmes, por informação de qualidade.
    É um paradoxo: alimentam os circuitos da pirataria digital enquanto protestam contra a falta de qualidade dos conteúdos que elas mesmo procuram através desses circuitos.
  • Bem visto
  • Imagem de perfil

    Pedro Correia 11.04.2020

    Já tenho o anho a temperar: indispensável nesta quadra. Boa Páscoa.
  • Para si:

    https://youtu.be/0jinOTQ9BaU
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.