Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Contágio

Maria Dulce Fernandes, 17.03.20

FB_IMG_1584437833250.jpg

 

Ontem a minha guerra antecipou-se ao estado de sítio e fechou.
Decretou recolher obrigatório, informou e encerrou. A consciência social, a responsabilidade de quase 200 almas é grande demais para se resumir a cifras. Felizmente para os funcionários, a gerência nunca considerou as suas pessoas apenas números.


É esmagadora a sensação de fechar as portas sem previsão de regresso.
Todos sabemos da necessidade de medidas extremas como esta, por todos e para todos, mas em 43 anos no mesmo posto de trabalho, não tenho memória de semelhante ocorrência e a consciência da insignificância humana perante o gigante nanoscópico que nos assalta e destrói é assaz doída e triste.


Fechei. Saí. A noite estava fria e a rua deserta. O motorista TVDE era conversador e eu sem grande paciência para lhe dar troco. Ia intercalando ideias enoveladas com secos monossílabos, sem dar muita atenção à conversa, até me chegar a palavra “exagero". Ali estava eu com alguém que, como tantos outros milhões, não entende a magnitude da destruição que este ignoto homicida pode causar à vida, à sociedade, ao mundo. Nada! Não é nada. Apenas mais uma fabricação do capitalismo norte-americano para destruir psicologicamente as pessoas e afundar a China e a Europa.


Dez minutos, longos e penosos. Respiro devagar. Afundo o nariz e a boca na echarpe. Sinto-lhe o hálito a tabaco ressequido e álcool cozinhado. Pode ser que o tenha desinfectado…


Todos vendidos ao “Grande Capital", é o que é. O que querem é fazer implodir os países e as economias com uma pretensa epidemia. Estão feitos uns com os outros, é o que é. Anda tudo ao mesmo, é o que é. Mas ele não, que sabe bem o que é ser-se explorado física e psicologicamente. Fechar tudo! Onde é que já se viu? Quando reabrirem, já é tarde! Não há nada. O país colapsou. A ele é que não o enganam com falsas epidemias.


Finalmente cheguei, desejei-lhe boa sorte e ideias desanuviadas para quando for a doer. Porque agora já não é “se", é mesmo “quando". Fugi, corri dali para fora e respirei fundo, tentando exalar o contágio sufocante, mais infeccioso do que o vírus traiçoeiro.


Entrei em casa e refugiei-me na casa de banho. Nem boa noite. Água quente, uma escova de cerdas rijas e dettol a rodos, a auspiciarem um triste início de quarentena obrigatória.

 

11 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Vento 17.03.2020

    Olhe, Maria, ali o Vorph é um tipo muito inteligente. Só que a inteligência dele canaliza-se para o diálogo com ele mesmo. Falta-lhe companhia e dá-lhe para isto.
    Dê-lhe um pouco de atenção porque o cornudo afecta-o bastante. E repare, o TVDE talvez não tenha massa para fazer açambarcamentos e, por isto, se sujeite também ao eventual contágio de outros passageiros.

    Para a próxima que apanhar um TVDE, agradeça-lhes a coragem e compadeça-se com a necessidade.
  • Vento, não sou pessoa para desancar necessitados, só porque não podem o que eu posso. Até os deixo dizer uma chorrilhada de disparates durante uma viagem inteira que eu estou a pagar e que durante a qual o silêncio me tinha sabido pela vida, veja lá.
    O Vento desvaloriza a situação e tem direito à sua opinião. Para mim, o mundo não se tornou Sodoma e Gomorra e vale sempre lutar pelos homens justos; por muito injusta que seja a humanidade, devemos todos e cada um de nós, fazer a nossa parte.
  • Sem imagem de perfil

    Vento 17.03.2020

    Creio que também não deu atenção ao que escrevi.

    A Maria é uma fonte de contágio em igual proporção que o TVDE. A Maria tem a possibilidade de apanhar ou não uma TVDE. E o TVDE se tivesse condições para estar a coçar a barriga talvez não a transportasse ou a outros.

    O que eu desvalorizo é que se vejam os temas num só ângulo.
  • Eu SEI que não estou doente, e tomo todas as precauções necessárias para não ficar. Se o motorista TVDE tem condições ou não, não sei, mas pelo que transparece na conversa , tem todas, não gosta é de estar em casa, muito menos que o obriguem.
    Por isso, esse ângulo que fala deve ser o angulo morto.
  • Sem imagem de perfil

    Vento 17.03.2020

    Ele também deve saber que não está doente. Mas a Maria parece andar doente ao pretender substituir-se ao conhecimento e normas das diversas entidades competentes. Ao invés de erguer a espada só porque não alinham por sua bitola de pensamento talvez um momento de calma e meditação não lhe fizesse nenhum mal.

    Todos os dias estou em contacto com matérias de natureza sanitária e cuidados (quando não sei peço esclarecimentos e busco informação), e não é um Vorph em estado de quase de paranóia para demonstrar conhecimento, e nem a Maria, que me podem demover de certos princípios. A Maria podia muito bem ter ido a pé para casa. E se está assim tão preocupada e indecisa sobre a condição dos outros, não apanhe TVDE´s. Melhor, não se coloque em ângulo morto.
  • Tão típico dos fundametalistas intrasigentes apontar fundamentalismos aos outros, Vento.
    Vê-se bem que perder, nem a feijões.
    Fique bem, mais a sua sanitária. Faço votos para que vá sempre a pé para casa. Assim os TVDE ficam garantidamente livres dos seus apontamentos palermas com tiradas retorcidas e distorcidas quando já não lhe agrada a conversa.
    Que a Covid 19 lhe seja leve.
    Eu escrevo sobre os meus pntos de vista, não os prego. Lê quem quer, comenta quer quer e eu publico. Todos sem excepção. Mesmo que não goste, não os humilho .
  • Sem imagem de perfil

    Vento 17.03.2020

    "Ali estava eu com alguém que, como tantos outros milhões, não entende a magnitude da destruição que este ignoto homicida pode causar à vida, à sociedade, ao mundo. Nada! Não é nada. Apenas mais uma fabricação do capitalismo norte-americano para destruir psicologicamente as pessoas e afundar a China e a Europa."

    Portanto, a Maria entende a magnitude da destruição e os outros humilham-na quando não entendem essa magnitude ou, se a entendem ou procuram entender, não gostam de perder nem a feijões. A magnitude está toda em si e ali no Vorph.
  • Ahahahahahahahah... que seria do Mundo, da Europa e até de Portugal sem Vento?
    Isto andava ao sabor da ligeira brisa de cada um.
    Proponho ler todos os seu comentários nas minhas publicações sobre este tema. Aliás, proponho a todos lerem tudo seu em rectrospectiva.
    Eu , quanto a isto, já estou vacinada. Quanto a Covid 19, não, não estou. Não existe ainda o tipo de vacina que inocula este virus como o previne outro tipo de pestes.
  • Sem imagem de perfil

    Vento 17.03.2020

    Pois eu, como palerma diante de uma sumidade, digo-lhe o que se passou quando o mundo enfrentou diversas pandemias e novas ameaças à vida, tais como o Herpes, nas mais diversas manifestações do Herpes, no Sarampo, na Febre Amarela, a peste negra causada também por pulgas (que matou 100 milhões) e etc.

    Morreram os mais fragilizados e sobreviveram os demais, isto é, a grande maioria. E no meio destes estavam também as sumidades que tinham a magnitude do conhecimento, isto é, pessoas ligadas à ciência de cada época.

    Que o tema covid-19 lhe seja leve, Maria.
  • Obrigada, Enciclopédico leitor /comentador, eugenia rules!
    Tudo de bom para si também e abra a prta a quem vier por bem, nem que seja a Covid19. Afinal só destroi os impios que já viveram qb.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.