Conselhos para um bom 2023
jpt, 31.12.22
Toby Keith - Don't Let the Old Man In
Esta canção é do músico country Toby Keith, que a compôs após uma conversa com Clint Eastwood - tendo-lhe perguntado a razão da sua energia e constante azáfama cinematográfica, ele, então com 88 anos, respondeu-lhe que todos os dias o velhote lhe batia à porta. E que ele não o deixava entrar.
Foi uma amiga, também colega e companheira de andanças em Moçambique, que me deu a conhecer - a canção e o episódio que a originou. Isto porque eu lhe confidenciara que o tal velhote não me larga a porta, decerto porque aqui há atrasado dele me condoí, em dia agreste acolhi-o junto à salamandra, ofereci-lhe um Queen Margot (o gajo é da pinga, bebeu-me quase a garrafa toda), e agora anda sempre a rondar-me. Vagabundo que é - sem-abrigo, deve-se agora dizer destes sem-poiso - apercebeu-se assim das brechas na minha blindagem, e logo se deixou acampar com os seus pertences aqui nas cercanias, vai acenando e até saudando num "ó vizinho!", na expectativa de alguma cálida sobra ou mesmo, temo-o, refúgio constante. Tanto que já me esgueiro, lesto, à entrada de casa, feito de ouvidos moucos, atrapalhado angustiado.
Por isso aqui deixo o meu alerta, para este 23 que daqui a bocado começa, urge seguir o conselho do Clint. Tomai pois atenção, dizei-lhe, ao sacana do velhote, "Arrede-se, Senhor" ou "Vai-te f..., velho do c...!". Consoante a vossa disposição, retórica, auto-imagem, seja lá o que for.