Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Como é possível?

Pedro Correia, 13.07.20

3647425.jpg

 

Não sei se já repararam, mas as notícias agora são dadas ao contrário. Ontem, no estreito espaço que vai sobrando nos telediários cada vez mais preenchidos pela agenda governamental, disseram isto: "Não morre ninguém há três dias em Reguengos de Monsaraz."

Como se estivessem a debitar mais uma trivialidade antes de fazerem a habitual ronda das praias e dos pinhais. Quando a notícia que se impõe é a resposta a esta pergunta angustiante mas crucial: como é possível que tenham morrido 16 pessoas por Covid-19 em Reguengos? Não diziam, nessa onda de optimismo que se tornou moda para temperar factos incómodos nos telediários, que o Alentejo parecia praticamente imune à expansão do coronavírus? Não garantiam muito recentemente que a doença ainda sem cura estava quase só circunscrita à Área Metropolitana de Lisboa?

Dezasseis pessoas num concelho rural onde ninguém se lembrou de aplicar "cercas sanitárias" como em Câmara de Lobos (onde não se registou qualquer morte) ou Ovar. Não há responsáveis locais ou regionais que respondam por estes óbitos? Ainda existirá a Administração Regional de Saúde do Alentejo?

 

Isto acontece, note-se, quando "temos autoridades de saúde que estão a seguir as melhores práticas", segundo assegurava o primeiro-ministro a 23 de Março, numa entrevista à TVI em que declarou: "Vamos aguentar as coisas o melhor possível até ao final de Maio. Em Junho teremos dados mais sólidos."

Pois Junho já passou, entrámos em Julho e os "dados mais sólidos" que temos indicam isto: estamos impedidos de entrar em oito países do chamado espaço comunitário e o chamado "milagre português" dissolveu-se em definitivo na poeira das publirreportagens que o apregoavam. Temos hoje o segundo posto europeu em número de casos activos de Covid-19 por cem mil habitantes, logo após a nada exemplar Suécia.

E, no entanto, continuamos a ver exposto por aí o risonho dístico com o arco-íris assegurando que "vai ficar tudo bem" entre cantorias e palminhas às varandas - exemplo supremo de notícia dada ao contrário, derrotada pelos mecanismos da propaganda. Infelizmente, o vírus não se combate com frases nem com aplausos: para os 16 mortos de Reguengos, e muitos dos seus familiares, já nada poderá ficar bem.

2 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 13.07.2020

    Subscrevo.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.