Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Como a globalização nos impede de sonhar

por Joana Nave, em 23.02.14

Há uns tempos fui a um hipermercado fazer umas compras rápidas e, ao percorrer apressadamente os corredores, destacou-se um expositor inserido no espaço gourmet, onde esplendorosas e reluzentes se exibiam umas dezenas de latas de chá da Mariage Frères. Fiquei surpresa e contente por encontrar disponível um produto que julgava só haver na própria Mariage Frères, ou Museu do Chá, em Paris. Pensei logo que poderia comprar mais latas, com diferentes variedades de chá para juntar à que adquiri na viagem que fiz à capital francesa. Porém, com o turbilhão de pensamentos outro sentimento se apoderou de mim, um que me fez até ficar triste, pois apercebi-me da falta de magia que há em toda a globalização. A ideia de irmos a um lugar distante, adquirir artigos que só existem nesse mesmo lugar, por fazerem parte da história, da cultura, das características da região, está completamente posta de lado. A descaracterização é crescente e fatal. É certo que traz para os que não viajam uma possibilidade única de tocar os pedacinhos que compõem o mundo, mas retira por completo a unicidade a quem viaja, a quem sente o cheiro de outras terras que não a sua. E o pior é que nos rouba os sonhos, porque materializa aquilo que antes só os livros e os filmes nos davam a conhecer.


4 comentários

Sem imagem de perfil

De Luís Lavoura a 24.02.2014 às 12:35

Compreendendo o post, eu diria que é muito mais agradável dispôr dos produtos do que sonhar com eles.
Em recente viagem a Espanha comprei um pimentón espanhol muito bom. Preferiria poder comprá-lo cá em vez de ter que sonhar com uma próxima viagem a Espanha - que não sei se se realizará - para poder voltar a tê-lo.
É claro que esta disponibilidade internacional dos produtos é sobremaneira prejudicial para as pessoas que gostam de causar inveja aos outros com as viagens que realizam e os produtos que no decorrer delas adquirem. E é sabido que a inveja é um sentimento de extrema importância nas relações sociais dos portugueses.
Imagem de perfil

De Joana Nave a 24.02.2014 às 13:49

Sonhar faz bem à mente, desanuvia. De qualquer modo, entendo que o que nos faz falta é ter à mão o que realmente precisamos, não artigos que nos recordem viagens, mas os que melhoram os nossos dias.
Quanto à inveja, não me parece que seja um sentimento muito português, acho que é mais o dizer mal uns dos outros, só porque é mais fácil do que valorizar o que temos de bom, mas claro, são tudo meras opiniões.
Sem imagem de perfil

De lucklucky a 24.02.2014 às 21:50

"..acho que é mais o dizer mal uns dos outros, só porque é mais fácil do que valorizar o que temos de bom..."

Ergo...incluí dizer mal da globalização só porque é mais fácil...do que valorizar...etc etc etc...
Imagem de perfil

De Joana Nave a 24.02.2014 às 23:17

Tem vantagens e desvantagens, como tudo na vida, e é sempre bom reflectirmos sobre elas para não concordarmos ou discordarmos de forma infundada.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



O nosso livro






Links

Blogue da Semana

  •  
  • Afinidades

  •  
  • Lá fora cá dentro

  •  
  • Mais ligações

  •  
  • Informações úteis


    Arquivo

    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2019
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2018
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2017
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2016
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2015
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2014
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2013
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2012
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2011
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D
    131. 2010
    132. J
    133. F
    134. M
    135. A
    136. M
    137. J
    138. J
    139. A
    140. S
    141. O
    142. N
    143. D
    144. 2009
    145. J
    146. F
    147. M
    148. A
    149. M
    150. J
    151. J
    152. A
    153. S
    154. O
    155. N
    156. D