Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Carta ao Padre Portocarrero de Almada

por Rui Rocha, em 31.05.15

Reverendo Padre Portocarrero de Almada,  

Li com atenção o texto lúcido que haveis publicado sobre o Diabo. Através dele cheguei finalmente à explicação para uma questão que me atormentava: se Deus é bom e tudo criou, como pode ele ter criado o Diabo? E desta dúvida a questionar a própria existência do Diabo era, ai de mim, apenas um passo. O vosso texto, bondoso sacerdote, derramou definitivamente luz sobre o assunto. Antes de mais, fiquei com a certeza de que o Diabo existe. Pois se vós assim o afirmais, que mais dúvidas podem subsistir? O tema é de suma importância e vós não irieis mentir sobre tão melindroso assunto, isso está claro. O Diabo existe e pronto. E devo dizer-vos que ver assim confirmada a sua existência me deixa muito aliviado. Isto é, a ver se me explico para não ser mal interpretado. Não é que eu fique contente com o facto de o Diabo existir, valha-me Deus. Mas, se tem de existir, então que se assuma que é assim. O pior de tudo é andar na dúvida. Como eu andei até esbarrar no vosso texto: existe, não existe, é isto obra do Diabo ou estará a minha sogra a agir sozinha? Agora que vejo tudo com meridiana clareza até me custa perceber como pude ser tão imbecil: era humanamente impossível que uma mulherzinha de pouco mais de metro e sessenta pudesse acumular por si só tanta ronha. A segunda revelação que me haveis trazido com as vossas palavras sabiamente escritas é a solução para a tal questão que me acompanhava: Deus é efectivamente bom. E, por isso, todos somos ontologicamente bons. Incluindo o próprio Diabo. E a minha sogra. Outra coisa são as acções. O problema, assim o haveis esclarecido sem margem para dúvidas, não é de fabrico. É de utilização. Deus pode ir à sua vida ilibado de quaisquer acusações. Fez o que tinha de fazer e fez bem feito. Agora que ninguém o chateie. Até pode estar a jogar Candy Crush que não temos nada com isso.  A terceira boa notícia é a de que as possessões têm cura. Eu já tinha lido que Padre Sousa Lara  fazia exorcismos à sexta-feira nas traseiras do Santuário de Lamego. Não fiquei muito convencido porque na entrevista também dizia que o Sousa Lara júnior gostava de Coca-Cola. Mas, agora que o haveis confirmado, já não hesito. Dá-me ideia que o caso da minha sogra não vai lá só com orações. Para a semana, meto-a na carreira e vai até Lamego. Algo me diz que a coisa está tão avançada que vai ser preciso amarrá-la à cama. Mas nestas coisas não podemos vacilar. Faça-se o que tiver de ser feito. Agora, bondoso padre, confesso-vos que tenho comigo uma outra grande inquietação que sinto dever partilhar convosco. Contra o vosso sábio conselho, fiz aquela coisa do Charlie mexicano através da internet. Eu bem sei que o Diabo tem barbas. Mas confesso que fiquei muito surpreendido quando chamei por ele e o que me apareceu foi isto:

cesar.jpg

 


32 comentários

Sem imagem de perfil

De João a 31.05.2015 às 01:49

Não pode só metê-la na carreira para Lamego, é que segundo consta, o padre Sousa Lara tem marcações e é tipo MOMA, têm de ser com um ano de antecedência. Confesso que o que lhe apareceu parece mesmo o diabo em figura de gente. Haja humor para nos animar......
Imagem de perfil

De Rui Rocha a 31.05.2015 às 10:16

Bom, li que o Sousa Lara dá preferência aos casos mais difíceis. Creio que dará prioridade à minha sogra.
Sem imagem de perfil

De alexandra g. a 31.05.2015 às 07:53

ok, recuperou a qualidade de mano do JL :)
Imagem de perfil

De Rui Rocha a 31.05.2015 às 10:15

As relações familiares estão cada vez mais instáveis.
Sem imagem de perfil

De amendes a 31.05.2015 às 11:46

Deus e Diabo nos livre...todo o cuidado é pouco!

Mega manifestação em Lisboa, milhares de pessoas empunhando cartazes:

"TODOS SOMOS RUI ROCHA"


Bom Santo Domingo.
Imagem de perfil

De Rui Rocha a 31.05.2015 às 12:28

Assim seja, AM
Sem imagem de perfil

De Vento a 31.05.2015 às 13:38

O seu texto recordou-me Agostinho de Hippone. Disse ele:

"A vaidade não é grandeza, é inchaço. O que está inchado não é sadio".

Mas em suas reflexões deixou-nos também uma esperança:
"Aquele que tem caridade no coração tem sempre qualquer coisa para dar".

Se tiver interesse, estou à sua disposição para conversarmos sobre estas coisas do diabo.
Imagem de perfil

De Rui Rocha a 31.05.2015 às 14:55

De momento, contento-me com a ideia de que ainda há esperança. Não tenho tempo para mais. Ando à procura do Diabo nos pormenores.
Sem imagem de perfil

De Vento a 31.05.2015 às 15:16

Já o encontrou. Leia o seu texto. Mas fico satisfeito com sua abertura à esperança.

A partir desta leitura,
"Naquele tempo, 46Jesus saiu de Jericó, junto com seus discípulos e uma grande multidão. O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado à beira do caminho. 47Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno, estava passando, começou a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!”.

48Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” 49Então Jesus parou e disse: “Chamai-o”. Eles o chamaram e disseram: “Coragem, levanta-te, Jesus chama-te!” 50 O cego atirou o manto, deu um pulo e foi até Jesus. 51Então Jesus perguntou-lhe: “Que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Mestre, que eu veja!” 52Jesus disse: “Vai, a tua fé te curou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho". (Mc 10, 46-52)

o Papa Francisco, em 28-05-2015, exortou os cristãos. Mas esta exortação também se aplica a toda a espécie de paganismo. Aqui vai ela:

"Os cristãos mundanos e rigorosos acabam afastando as pessoas de Jesus".

Os Indiferentes

“Aquele grupo de pessoas que, também hoje, não ouve o grito de muitos que precisam de Jesus. Um grupo de indiferentes: não ouvem e crêem que a vida seja aquele seu grupinho ali. Estão felizes, mas surdos ao clamor de muita gente que precisa de salvação, que precisa da ajuda de Jesus, que precisa da Igreja. Essas pessoas são egoístas, vivem para si mesmas. São incapazes de ouvir a voz de Cristo.”

Cristãos negociantes
Há também aqueles que ouvem o grito do próximo, mas querem ficar calados, como quando os discípulos distanciaram as crianças de Jesus para que não incomodassem o Mestre.

“O Mestre era deles, para eles e não para todos. Essas pessoas afastam de Jesus aqueles que gritam, que precisam de fé, que precisam de salvação”, disse ainda Francisco. “Dentre elas existem aqueles que fazem negócio, que estão perto de Jesus, estão no templo, parecem religiosos, mas o Senhor os expulsa, porque negociavam ali, na casa de Deus”.

Essas são pessoas que, embora ouvindo os gritos de ajuda, preferem fazer seus negócios e usam o povo de Deus, usam a Igreja para fazer seus comércios. Tais “especuladores”, disse o Papa, afastam as pessoas de Jesus e não dão testemunho.

“São cristãos de nome, cristãos de salão, cristãos de recepção, mas a sua vida interior não é cristã, é mundana. Uma pessoa que se diz cristã e vive como um mundano afasta aqueles que pedem ajuda a Jesus. Depois, há os rigorosos, aqueles que Jesus repreende, que colocam fardos nas costas das pessoas”.

Cristãos coerentes

Já o terceiro grupo de cristãos é formado por aqueles que ajudam as pessoas a se aproximarem de Jesus. São cristãos coerentes com aquilo que crêem e com o que vivem e atendem ao pedido de socorro de tantas pessoas que buscam a salvação.

“Fará bem fazer um exame de consciência, concluiu Francisco, para entender se somos cristãos que distanciam as pessoas de Jesus ou as aproximam d’Ele, pois ouvimos o grito de muitos que pedem ajuda para a própria salvação”.

Já agora, e esta é a minha conclusão, Diabolos significa Separador.
Imagem de perfil

De Rui Rocha a 31.05.2015 às 15:27

Aproveitemos então o Separador para fazer um curto intervalo. Regressamos dentro de momentos.
Sem imagem de perfil

De Vento a 31.05.2015 às 15:34

Como o Diabo não se catequisa a fórmula é simples, seguida de oração: Ipse venena bibas.
Sem imagem de perfil

De Vento a 31.05.2015 às 16:20

Já lá está, a oração. Vai ver que só o início é difícil. Depois vai perdendo força.
Sem imagem de perfil

De Maria Joana a 31.05.2015 às 14:25

Não é o padre Gonçalo PA que afirma a existência do Diabo 'porque sim', mas o próprio Jesus Cristo, que o pde GPA , JCN , eu e mais alguns milhões de pessoas acreditamos que é Deus. Pode ser que seja burrice e/ou ignorância, mas tanto quanto sei, em termos filosóficos e científicos não há provas, nem da existência nem da inexistência de Deus; assim, tanto o Rui Rocha como eu temos 50% de probabilidades de estar do lado estúpido e/ou ignorante da Humanidade. Também podíamos combinar uma coisa: hoje faz troça o Rui Rocha, amanhã faz alguém que acredite em Deus - não eu, porque é um exercício que me desagrada!
Imagem de perfil

De Rui Rocha a 31.05.2015 às 14:55

Mas claro. Estou pronto para ser ridicularizado a qualquer momento. Até cedo aqui espaço para tal no DO.
Imagem de perfil

De cristof a 31.05.2015 às 16:10

Brilhante; até como lhe dá espaço para se manifestar livremente. Venham mais
Imagem de perfil

De Rui Rocha a 31.05.2015 às 21:56

Obrigado, Cristof.
Sem imagem de perfil

De essa tal contradição a 31.05.2015 às 16:18

eu e a multidão precedente já déramos por ela.Daí as heresias,as fogueiras,os tribunais populares quando se vai contra os dogmas---religiosos ou civis.
Há mesmo uma heresia que resolveu o problema com o arrependimento final
do Portador da Luz,ou Lucifer,ou Diabo,ou Chifrudo no Fim dos Tempos,declarando ante Deus e Corte celeste:--Pai,pequei! Ouve-se uma trovoada medonha,o Mundo ou o que dele resta oscila até se fazer Luz e a Reconciliação Final.Vem ilustrada musicalmente no De Tempore Fine Comoedia de Carl Orff .
Está claro que tal heresia não resolve a contradição agora,agora que precisávamos de políticos e governantes honestos e capazes.
Sem imagem de perfil

De Vento a 31.05.2015 às 16:31

A contradição é essa mesma. É infantilizar a pessoa e fazê-la dependente de um não sei quê ou um não sei quem, convencendo-a de sua própria incapacidade. Acontece que em qualquer relação social e/ou de outra índole, por exemplo, a religiosa, é sempre necessário alguém que faça despertar essa força e individualidade - retirando-a da condição em que se encontra - que transporta em si para transformar toda e qualquer realidade que a oprima.
E é esta descoberta que muitos temem. Porque dá chatice, trabalho e incomoda.
De maneira que é mais fácil o confronto ao sólido argumento.
Sem imagem de perfil

De é o diabo é o diabo a 31.05.2015 às 16:52

pois o Mafarrico até a declinação me lixou.De Temporum e não tempore.

https://www.youtube.com/watch?v=UEI-jVh4iZo
Sem imagem de perfil

De Vento a 31.05.2015 às 17:01

https://www.youtube.com/watch?v=TWdSi0Xw4u0

O Fim dos tempos é sempre em qualquer tempo. É o corte com as trevas.
Imagem de perfil

De Rui Rocha a 31.05.2015 às 21:57

Isso é verdade.
Sem imagem de perfil

De João Lisboa a 31.05.2015 às 18:25

Olha o "meu" Kaizer Albino!...

:-)

(pode usar à vontade a totalidade da mafarricologia: http://lishbuna.blogspot.pt/search/label/o%20Dem%C3%B3nio )
Sem imagem de perfil

De Vento a 31.05.2015 às 19:47

Tem aqui algo bem melhor. Tal qual como Deus fez e o diabo gosta. Há certas coisas que um gajo deve resignar-se e não combater. Afinal não se pode fazer mal às criaturas de Deus.

https://www.youtube.com/watch?v=02lRDvcXFsg

https://www.youtube.com/watch?v=yW02gO0E1_Y

Parece-me que os pagãos não percebem nada sobre a Criação.
Imagem de perfil

De Rui Rocha a 31.05.2015 às 21:58

Sabia que ias gostar desta, mano.
Sem imagem de perfil

De gato a 31.05.2015 às 21:14

Graças a Deus que há muita alimária que continua a andar em duas patas.

Como com a raíz quadradada ou os logarítmos, tem de se estudar. Não é somemte ler. É estudar.

Ámen
Imagem de perfil

De Rui Rocha a 31.05.2015 às 21:58

Palavra da salvação.
Sem imagem de perfil

De SecaAdegas a 31.05.2015 às 21:32

cuidai-vos oh ímpios e aleivosos. a vós será aplicado o que Ele determinou em Prov. 2:22
Imagem de perfil

De Rui Rocha a 31.05.2015 às 21:58

Oh Diabo!

Comentar post


Pág. 1/2



O nosso livro



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.




Links

Blogue da Semana

  •  
  • Afinidades

  •  
  • Lá fora cá dentro

  •  
  • Mais ligações

  •  
  • Informações úteis


    Arquivo

    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2019
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2018
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2017
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2016
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2015
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2014
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2013
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2012
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2011
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D
    131. 2010
    132. J
    133. F
    134. M
    135. A
    136. M
    137. J
    138. J
    139. A
    140. S
    141. O
    142. N
    143. D
    144. 2009
    145. J
    146. F
    147. M
    148. A
    149. M
    150. J
    151. J
    152. A
    153. S
    154. O
    155. N
    156. D