Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Carlos Mardel no Instituto Camões

jpt, 18.12.24

mardel.jpg

Miguel Valle de Figueiredo inagurou ontem uma exposição fotográfica dedicada às obras de Carlos Mardel - ou seja, o húngaro Martell Károly -, o arquitecto e engenheiro militar que marcou a Lisboa da época pombalina.

Há dois anos o mvf foi convidado para participar no Festival Fotográfico de Budapeste. E teve a boa ideia de lá mostrar a obra deste húngaro, que seguia desconhecido no seu país - quase tanto como o é aqui, desconhecimento nosso um pouco devido à dimensão da figura de Pombal, mas também, presumo, por uma inércia algo nacionalista, tendente a descurar um contributo de estrangeiro...

Agora a Embaixada da Hungria organizou a apresentação dessa exposição na cidade ... de Mardel (Martell). Acontece na sede do Instituto Camões - na Av. de Liberdade, 270, muito apropriadamente junto ao Marquês de Pombal .

Garanto que se justifica sair do metro e ir até lá (dois minutos pedonais desde a boca da estação apropriada). Pois são 20 fotografias, com o cunho do mvf (o que mostro é a minha paupérrima réplica com telemóvel, que desmostra a grandiosidade da foto da igreja de São Domingos). As quais surpreenderão a maioria (a mim muito me surpreendeu, apesar de já avisado pelo amigo fotógrafo), pois permitem perceber a omnipresença do arquitecto húngaro na Lisboa pombalina, na "nossa" arquitectura.

Passai por lá! É certo que a sala é pequena, está mal iluminada e em mau estado - caramba, é o Camões, exige-se melhor... Mas isso em nada deslustra as fotografias e não impede que melhor nos venhamos a informar sobre Mardel. Aliás, resmungava eu ontem em monólogo mudo, estas fotografias (das quais a exposição é uma selecção "manuseável") são um óbvio material para se fazer um livro sobre Mardel/Martell, cuidando um pouco da memória desse autor da nossa Lisboa.

(Deixo dois artigos sobre o arquitecto/engenheiro: no "Diário de Notícias"; no Arquivo Municipal de Lisboa).

4 comentários

Comentar post