Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Bom jornalismo

Pedro Correia, 13.03.20

wdia_grande[1].jpg

 

Até como jornalista, tenho a maior curiosidade em saber como é que a imprensa desportiva portuguesa vai dar a volta, agora que foram suspensas as competições futebolísticas. Esta imprensa estava muito mal habituada: rotineira e previsível, funcionava quase em piloto automático, reservando o mesmo espaço aos mesmos temas, com raras variações ao padrão estabelecido.

Neste primeiro dia em que o coronavírus destronou por completo o futebol como tema dominante da actualidade noticiosa, apenas um dos três diários desportivos passou no teste: o mais antigo. Tenho feito críticas insistentes ao jornal A Bola, sobretudo pela sua linha editorial claramente pró-benfiquista, mas devo reconhecer que foi o único a adaptar-se aos novos tempos - que vão durar sabe-se lá até quando.

Com uma capa diferente, altamente simbólica, pondo a tónica na paragem sine die das competições desportivas, aliás não apenas em Portugal. Um título que encerra um misto de amargura e esperança: «Até já.» Duas breves palavras, num total de cinco letras, que dizem quase tudo.

Mas não só. Também um sugestivo texto introdutório assinado por Rogério Azevedo, um dos jornalistas que melhor escrevem na imprensa portuguesa. «Ponto final: todos os campeonatos nacionais de futebol estão cancelados por tempo indeterminado» - assim começa este texto, obedecendo às regras da clareza e do rigor. E ainda um conjunto de peças com a assinatura de António Simões sobre outras doenças e outras epidemias que marcaram a história centenária do futebol português: o tifo, a sífilis, a gripe espanhola, a tuberculose. Peças que nos falam do primeiro futebolista morto, de outro que se salvou da gripe mas não de um tiro, do bacilo letal que liquidou o primeiro jogador tecnicista do Benfica - desaparecido em 1915 com apenas 26 anos.

Exemplos evidentes de bom jornalismo. Que tenho todo o gosto em salientar.

6 comentários

Comentar post