Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Blogue da semana

Pedro Correia, 07.02.26

 

Vai fazer-me falta, a Joana Lopes.

Habituei-me a lê-la desde que nasceu o DELITO. Ela não tardou a acarinhar este blogue, tendo sido das primeiras a espalhar a notícia do "parto", em Janeiro de 2009. Muitas vezes discordámos, mas sempre de forma civilizada - algo que parece em desuso agora. Sempre respeitei o seu percurso, marcado por convicções fortes e uma coerência que merece ser assinalada. E desafiei-a até a escrever aqui, como convidada especial, o que aconteceu a 4 de Maio de 2017.

Doutorada em Filosofia pela Universidade de Lovaina, na Bélgica, dedicou-se à programação informática enquanto engenheira de sistemas da IBM portuguesa, sendo a primeira mulher a integrar o conselho executivo do ramo português desta multinacional. Antes do 25 de Abril colaborou na emblemática revista O Tempo e o Modo e integrou a Junta Central da Acção Católica. 

Em 2007 fundou o seu blogue, descendente do livro homónimo editado no mesmo ano: Entre as Brumas da Memória - Os Católicos Portugueses e a Ditadura. Testemunho pessoal de uma época que já pertence à História.

Recebi ontem a triste notícia do seu falecimento. No dia em que decorrem as cerimónias fúnebres, presto-lhe homenagem elegendo pela última vez Entre as Brumas da Memória como nosso blogue da semana. Ela parte, as palavras ficam.

4 comentários

Comentar post