Blogue da semana
Entre Novembro de 2007 e Abril de 2010, Augusto M. Seabra manteve um blogue individual, a que deu um nome associado a outras eras na imprensa de que ele ainda fez parte: Letra de Forma.
Blogue efémero, mas com textos importantes - na linha de tantas críticas e reflexões que o autor foi publicando nos anos 80 no Expresso e na década e meia seguinte no Público. Tendo-me como um dos seus muitos leitores regulares, mesmo quando discordava dos seus pontos de vista, o que aliás era frequente.
Como internauta, manteve o essencial do estilo e do tom que o caracterizavam, cultivando amores e desamores com argumentos sempre depositários da vasta cultura que possuía, tanto nas artes como nas letras. Muitos desses postais têm hoje reforçado valor testemunhal, dado o seu falecimento há poucos dias, como o Sérgio aqui assinalou. Bastam dois exemplos: Uma página de crítica (texto inaugural) e Os ocasos da Cultura (em que resume o seu percurso nas páginas de jornalismo cultural daqueles dois periódicos, bem como a deriva que sofreram).
Letra de Forma parou há muito, o autor morreu agora. Mas o que escreveu permanece ali vivo - sortilégios do mundo digital. É quanto basta para o eleger como blogue da semana.