Blogue da semana
Na minha busca por um blogue já por mim aqui referenciado e que merecesse nova menção, tropecei n' A Porta Nobre - Contributos para a História do Porto. Porém, qual Martim Moniz, fiquei lá entalada. Deparou-se-me o seguinte anúncio: "Este blog (...) foi inadvertidamente eliminado em fevereiro de 2022. As publicações que consegui recuperar foram realocadas num novo espaço, que o leitor pode encontrar AQUI."
Este AQUI é a Gazeta das Congostas. O seu autor assina Viriato. Ao examinar os postais mais recentes, deparei com uma pérola: o relato de um muito jovem Camilo Castelo Branco sobre um pequeno arraial em Oliveira do Douro, realizado no último domingo de Julho de 1848. Já naquele tempo, o futuro grande escritor se lamentava: é esta uma das popularíssimas festas, que, apesar da descrença, do despoetisamento das turbas, e da apagada e tediosa civilização, permanece ainda com algum brilho do seu antigo resplendor. E não resisto a transcrever mais passagens:
Em boa hora me entalei na Nobre Porta portuense, quatro anos depois de por lá ter passado. Em vez de relembrar um blogue, acabo por descobrir um novo, com a qualidade do anterior nas suas informações preciosas sobre a História do Porto. Mas que fosse apenas pelo relato acima citado, a Gazeta das Congostas já merecia ser aqui nomeada como blogue da semana.