Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Blogue da semana

Cristina Torrão, 07.01.24

Já foi a minha escolha há cerca de quatro anos, mas torno a relembrar na bicicleta. Penso ser importante insistir em que há outros meios de locomoção, além do vulgar automóvel. Por um lado, as estradas estão cada vez mais cheias, por vezes, insuportáveis. Por outro, não esqueçamos a poluição. E a nossa saúde. Nós fomos criados para nos movermos. A imobilidade é que é contra-natura, não a actividade física.

Há quem negue a crise climática. E há quem exagere nos seus efeitos. A verdade estará no meio. Nós somos parte da Natureza e, não, da tecnologia. Os fantásticos progressos científicos são invenção nossa. A Natureza já existia muito antes de nós e continuará a existir, depois de desaparecermos. Mesmo que dêmos cabo dela, ela regenerar-se-á, depois da nossa auto-destruição. Se algo está em perigo, não é o planeta, somos nós. O planeta não precisa de nós para nada. Já o contrário não se verifica.

Devemos andar todos de bicicleta? Claro que não. Mas o mesmo se aplica ao automóvel. Não nego a sua necessidade, mas repudio o seu uso exagerado. Não precisamos de carro para ir tomar café à esquina, pelo menos, quando somos saudáveis.

Nem todos podem andar de bicicleta. Mas muitos podem! No nosso país, as condições até são mais favoráveis do que em países-exemplo, como a Dinamarca ou os Países Baixos. E, mesmo quando o tempo nos seja adverso, há quem não baixe os braços:

Chova ou faça sol, as pedaladas casa-trabalho vs. trabalho-casa diárias, o “#commutescount”, são para cumprir. São Pedro tem sempre uma palavra importante a dizer e eu sabia à partida que teria de lidar com o senhor Inverno. Se não é frio é chuva, se não é o vento é tudo misturado.

O começo de um novo ano é sempre uma boa ocasião para questionarmos a nossa vida, para tentarmos evitar aquilo que sabemos ser supérfluo, ou que nos faz mal. Precisamos apenas de coragem. Por isso, o meu blogue da semana é um blogue corajoso: na bicicleta.

15 comentários

Comentar post