Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Blogue da semana

Zélia Parreira, 01.08.21

Em Proença-a-Nova há um bibliomóvel. Percorre aldeias e montes. Vai onde houver alguém. As estatísticas importam pouco, porque onde há números pequenos, há almas isoladas, que precisam de companhia. Mesmo os que não sabem ler, devoram as palavras que o Nuno Marçal lhes leva. 

A amizade, o carinho e cuidado que estas pessoas nutrem pelo "menino Nuno dos livros" não é um acaso. É  fruto de 15 anos de percursos diários, à chuva e ao frio, ao calor sufocante ou em caminhos que cortam as terras feridas de morte pelos incêndios e pelo abandono do interior. Sem nunca desistir ou hesitar, o Nuno segue a sua cruzada, acompanha as vidas desta gente e regista, com tristeza, o desaparecimento dos que se cansaram do trabalho e da solidão. 

No bibliomóvel segue também um computador, ferramenta indispensável para matar saudades de quem está longe ou para cumprir as obrigações cívicas com o Estado. Há um terminal multibanco, para pagar as contas certas e incertas. De vez em quando há companhia especializada: monitorização dos valores da tensão arterial, da diabetes, distribuição de medicamentos. 

De tudo isto o Nuno nos vai dando conta, em palavras e imagens, no seu blogue O Papalagui e nas redes sociais (Facebook e Instagram). Vale a pena segui-lo, conhecer o interior e perceber a diferença que a vontade de um Bibliotecário que se recusa a ser indiferente pode fazer nas vidas que o rodeiam.

O Papalagui é o blogue desta semana. 

https://1.bp.blogspot.com/-xaTDgMBFpJ0/XTa_C-OsfbI/AAAAAAABC8k/7KdNIpfIROQe-xO5D6c8jLW4j0mX5mouwCLcBGAs/s640/20190722_141612.jpg

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.