Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Blogue da semana

Cristina Torrão, 29.12.19

No seu blogue, na bicicleta, Paulofski fala do prazer que lhe proporciona andar de bicicleta. Ele próprio caracteriza o seu espaço assim:

Aquilo que hoje é a minha realidade e um benefício extraordinário, eu só aprendi aos 6 anos, para deixar aos 18 e voltar a ela para me aventurar aos 40. Aos poucos fui conquistando a afeição das amigas do ambiente e o resto, bem, o resto é paisagem e absorver todo o prazer que as minhas bicicletas me têm proporcionado.

Paulofski ilustra as descrições dos seus passeios com belas fotografias e dá-nos boas sugestões para a cidade do Porto e arredores (onde vive). Claro que nem sempre tem ciclovias à disposição e relembra-nos:

As bicicletas têm o mesmo direito de usar a estrada como qualquer outro veículo. Têm o direito a ocupar a faixa de rodagem. Têm o direito de circular a par, facilitando, sempre que possível, a ultrapassagem. Têm o direito à distância de segurança de metro e meio quando ultrapassados por veículos a motor, o que infelizmente nem sempre é verificada.

À luz das “recentes”… – em vigor desde 1 de janeiro de 2014 –  alterações ao Código da Estrada, é claramente necessária uma campanha de reeducação para ensinar e/ou lembrar os automobilistas que têm de compartilhar a estrada, aceitar os veículos mais lentos e abrandar especialmente quando ultrapassam bicicletas. O ciclista não tem de ter receio em posicionar-se devidamente na via. Não há velocidade mínima nas estradas.

Acho que a todos nós faz bem passar os olhos, de vez em quando,  por um blogue como na bicicleta, por isso o escolhi para blogue da semana.

6 comentários

  • Imagem de perfil

    Cristina Torrão 29.12.2019

    Entre ciclistas, como entre toda a gente, também há gente mais simpática e gente menos simpática; também há gente com civismo e gente sem civismo.
  • Sem imagem de perfil

    Anonimus 29.12.2019

    Se é para generalizar, é para generalizar.
    (e essa coisa de andarem na estrada sem seguro... Ou não sei quê de circulação...)
  • Imagem de perfil

    Cristina Torrão 29.12.2019

    Quem disse que era para generalizar?

    Ciclistas com seguro? Nunca ouvi falar e vivo num país onde há muitos ciclistas (apesar do frio).
  • Sem imagem de perfil

    Anonimus 29.12.2019

    Quem disse? O blogger.
    "Depois, com a carta na carteira e as mãos no volante, poucos cumprem o que aprenderam. Rapidamente esquecem as regras e limites, achando que estão a coberto do infortúnio pela carroçaria metálica e pelo seguro automóvel."
    Gostei particularmente desta passagem.

    Quanto ao seguro. Se têm os mesmos "direitos" que um veículo automóvel... porque não serem obrigados a ter seguro?
  • Sem imagem de perfil

    Luís Lavoura 30.12.2019

    Eu uma vez (há muito tempo), de bicicleta, furei um vermelho e um automóvel bateu-me, danificando o para-choques dele. Tive que lhe pagar a reparação do meu bolso.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.