Blogue da semana
Quem ignora a História está condenado a ser surpreendido. Quando o passado não existe, todos os fenómenos sociais e políticos do presente são inovadores. Mais grave, quando se ignora a História o risco de reincidir no erro aumenta exponencialmente. Por tudo isto, e a par da sua importância académica, os estudos históricos desempenham um papel relevantíssimo para a condução da coisa pública e para a vida em sociedade.
Não me refiro, obviamente, ao uso propagandístico da História. Falo sim do interesse genuíno em conhecer o passado, em compreender os ângulos escuros, até tediosos, e não apenas o relato épico de grandes feitos, quase sempre mitificados.
Em Espanha, este esforço de rigor e escrutínio é imprescindível para a recuperação das condições de convivência no País Basco, uma região profundamente marcada por mais de quatro décadas de terrorismo. Entre os que se dedicam a esse labor está Gaizka Fernández Soldevilla, um dos rostos da nova geração de historiadores espanhóis. Obras como Sangre, votos, manifestaciones (da qual já falei aqui), Héroes, heterodoxos y traidores, La voluntad del gudari e o recém-publicado Pardines: Cuando ETA empezó a matar são referências bibliográficas inescapáveis que o colocam por mérito próprio na pequena lista dos mais conceituados e prolíficos estudiosos do País Basco contemporâneo.
Além da escrita académica, o Gaizka mantém um blogue onde divulga conferências, exposições, artigos e livros sobre as diferentes facetas do terrorismo etarra e do seu impacto junto das vítimas. Pelo meio encontramos verdadeiras pérolas, postais como este onde se recorda a quixotesca tomada de Garay pelos cabras.
Há mais ou menos 7 meses iniciei um projecto de investigação sobre a ETA e tomei a liberdade de o contactar. Desde então tem sido de uma generosidade – e até amizade – ímpar. A dívida de gratidão que tenho é enorme. Espero que o manuscrito que entregarei no final do ano honre a atenção e apoio que tenho recebido.
Pela qualidade do autor, pela pertinência do tema e pela forma esmerada como os assuntos são tratados, o blogue do Gaizka Fernández Soldevilla é a minha escolha para blogue da semana.