Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Até o diabo se ri!

Maria Dulce Fernandes, 22.06.19

21487913_8C5Jp.jpeg

 

Não há ser mais inseguro do que este humano que somos. Os ditos irracionais que vivem condicionados à subsistência diurnal são tantas vezes mais ousados, mais resolutos  e expeditos do que os pensantes.

É certo que se vive num habitat social onde cumprir regras é fundamental para coabitarmos pacificamente, mas existe o livre arbítrio, aquilo que imprime em cada indivíduo a marca da sua personalidade. São as escolhas que fazemos que nos definem como pessoas. Somos nós que transportamos o passado, criamos o presente e lançamos a pedra basilar do nosso futuro .

Não há prescrição para o advir, mas é normalíssimo atribuir-se os agravos da existência a outrem, principalmente aos nossos medos, insatisfações e negatividade a que normalmente chamamos diabo, porque tudo o que corre mal é sem dúvida obra do diabo.

"São coisas do diabo"; "Às vezes, atrás da cruz está o diabo escondido"; "Quem com o diabo se deita, com o diabo amanhece"; "Não vá o diabo tecê-las"; "O diabo a quatro"... O mais característico de todos os dizeres "diabólicos" é sem dúvida "Que venha o diabo e escolha".

Escolheremos nós assumir as nossas escolhas como próprias, e não imputá-las a um qualquer pobre diabo?  

O orgulho é a raiz de todo o mal, e apesar de enraizado e ramificado na consciência dos homens não é robusto nem preciso como um relógio suíço, nem o relojoeiro é o diabo. O detentor da chave que lhe dá corda e alimenta somos todos, é cada um de nós.

 

Bom fim de semana.

5 comentários

  • Já percebi que sim. Não entendo porquê. A mim não me chega em grego, nem creio que aqui na composição e edição exista esse tipo de formatação de fonte.
  • Sem imagem de perfil

    Vento 23.06.2019

    Era satanás que pretendia que os diabos não se inteirassem de sua estratégias. Porém Deus é mais forte, e aí está o texto para nos convencer, aos diabos, que o diabo existe.
    Eu não acredito em satanás, porque é um mentiroso. Mas que ele é fino, lá isso é. Apresenta-se sempre muito bem vestido, com perfume francês e contos cor-de-rosa. É preciso cuidado. Agora também quer que o adoremos no Pacto de Estabilidade, nas Cativações, no Défice e também tem trono em Bruxelas. O tipo põe-nos mesmo a fazer umas diabruras.
    Mais ainda, coloca os diabos uns contra os outros para que revelem que cada um deles é o mais virtuoso. Querem demonstrar tanta virtude que acabam à estalada para melhor convencer.
  • "Eu não acredito em satanás, porque é um mentiroso", é um belo de um paradoxo, Vento. Se não há, não é, certo?
    Tendo em atenção a etimologia de diabo, palavra grega para caluniador, vulgo mentiroso, então já perdi a conta aos "diabos " que por aí pululam, qual deles o mais diabólico.
    Bem, contra mim falo, mas quem nunca tiver proferido uma aldrabice, peta, balela, sei lá, que atire a primeira pedra.
  • Sem imagem de perfil

    Vento 23.06.2019

    Diabolos significa separador. É a tradução que mais se adapta a sua característica. O resto são as manobras que ele usa para instalar sua própria natureza. O mito da criação deixa-nos clara esta natureza. Longe de Deus o homem rasteja, como a serpente. Do pó se alimenta, que significa uma natureza morta e destituída da força vivificadora: o Espírito que dá Vida.

    O paradoxo tem essa finalidade: afirmar que é verdadeiro o que sempre mente e manipula. Logo, ele existe, mas devemos esforçar-nos para não acreditar n´ele.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.