Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

As tatuagens

Paulo Sousa, 14.10.20
- Porque é que certos homens gostam de tatuagens?
- Tatuagens? A que propósito vêm agora as tatuagens?
- Não sei, João, lembrei-me. Conheci um tipo que tinha uma nas costas daqui até aqui. É esquisito, não é?
(...)
- Ainda que fossem exibicionismo - continuou Guida - ou ridículo, ou feira de virilidades, se fossem só isso, enfim, que se lixassem as tatuagens. O pior é que estão carregadas de ritual, as tatuagens, carregadas de superstição. No fundo não passam de um ritual religioso para eternizar a autoridade. Ou os sentimentos, vem a dar no mesmo.
 
O Anjo Ancorado, de José Cardoso Pires
 
 

image_2020-10-12_21-42-29.jpg

"É professor e tem o corpo, o rosto e até a língua cobertos de tatuagens. Sylvain Helaine recorreu mesmo a cirurgia para que o branco dos olhos ficasse preto. É professor primário em Paris e mas já foi impedido de continuar a ser educador num jardim de infância francês depois de um pai ter reclamado que Helaine assustou o seu filho.
A história gerou discussão em França e com o novo ano lectivo Sylvain Helaine, de 35 anos, ainda dá aulas para crianças a partir dos seis anos e rejeita que o seu aspecto cause problemas e afirma que, após um choque inicial ao vê-lo pela primeira vez, os seus alunos acabam por se habituar à sua aparência."
 
Tenho um amigo que garante que um dia, juntamente com a mulher barbuda, será atracção num circo como sendo o último caucasiano branco sem tatuagens.
Os apreciadores acreditam que a pele do corpo é uma tela para uma livre expressão artística e com ela permanecerão juntos até que a morte os separe, e mais 40 dias.
Outros aceitam mas só se houver bom gosto nos motivos tatuados. Outros ainda ficam incomodados com o mínimo traço, ou ponto tatuado.
Saber o que estará na mente de cada um de nós será sempre um mistério insondável, mas quão legítima será a queixa dos pais dos alunos do ensino primário e quão legítima será a defesa do professor conhecido como Freaky Hood que se queixa de discriminação?

6 comentários

  • Vamos supor que o professor teve queimaduras profundas na cara e está completamente desfigurado, mas é uma pessoa funcional e um excelente profissional apesar de parecer um personagem de filme de terror. Inspirará medo? Provavelmente, mas não é um palhaço, é uma pessoa competente, eficiente e integrada na sociedade.
  • Imagem de perfil

    Costa 14.10.2020

    Não confundamos, atrevo-me a sugerir, uma "fatalidade", involuntária e seguramente indesejada - um acidente de que resultam graves e disformes queimaduras, ou outras consequências (e até por respeito por quem disso foi vítima) - com uma acção deliberada, decerto maturada e tomada sabendo, ou mesmo desejando-o, e por isso mesmo, que (ainda, até ver...) teria como efeito marcar uma clara posição - posição bem distanciada, para não dizer oposta - ao que, ainda, vai sendo tomado como natural. Como normal.

    Nada tenho, bem pelo contrário, sempre dentro do bom senso, contra o normal. Fui educado e eduquei dentro desse limite. O meu erro - grave erro - deve ser esse.

    Costa
  • "foi impedido de continuar a ser educador num jardim de infância francês depois de um pai ter reclamado que Helaine assustou o seu filho."

    Não se trata de escolhas. Resume-se tudo à aparência. Se estive desfigurado por acidente e parecesse um " monstro", não iria do mesmo modo assustar as criancinhas ? Quanto a indignar os papás, já não sei. Reclamar não seria politicamente correcto.
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 14.10.2020

    Então porque é que não se pode dar as aulas nu?

    "Resume-se tudo ás aparências"

    Sim e as aparências escolhidas representam valores e graus de civilidade.

    Mas para quem não se importa de desconstruir a civilização tudo vale até ao dia que passar a ser conveniente voltar a construir depois de desconstruir seguindo sempre o l'air du temps...


    lucklucky
  • Luck, existe uma diferença abismal entre decoro e decoração.

    I rest my case. Bye
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.