Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

As ruínas do interior

Pedro Correia, 17.06.18

image[2].jpg

 Foto: Global Imagens

 

Faz hoje um ano. Vamos lembrar-nos para sempre desta data trágica: 17 de Junho de 2017. O mais mortífero conjunto de fogos florestais ocorridos em simultâneo em Portugal, a 11.ª mais devastadora tragédia do género de que há registo desde 1900 a nível mundial.

Houve 66 mortos oficialmente contabilizados nos incêndios que devastaram 53 mil hectares de território, abrangendo 11 concelhos*, durante uma semana -  47 dos quais apanhados pelas chamas, naquele dia fatídico, em plena Estrada Nacional 236. E 254 feridos, pelo menos sete deles em estado muito grave.

Cerca de meio milhar de casas (169 de primeira habitação) e quase 50 empresas foram destruídas, perdendo-se 372 empregos directos. Mais de um milhar de animais mortos - no caso dos mamíferos, sendo incalculável o número de aves e outras espécies dizimadas pelas chamas.

Quase 200 milhões de euros em prejuízos globais - floresta, agricultura, habitações, actividade industrial e turística, rede viária.

Um ano depois, muitas cinzas já estão cobertas por mantos verdes - neste ciclo incessante da natureza que sempre se renova. Mas o luto persiste, irrevogável, no calcinado Portugal do interior. O mais velho, o mais pobre, o mais frágil. O que sempre mais sofre.

 

* Pedrógão Grande, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Penela, Pampilhosa da Serra, Sertã, Alvaiázere, Ansião, Arganil e Oleiros

9 comentários

  • Imagem de perfil

    Pedro Correia 17.06.2018

    Que se passa com o seu avatar? Muda todos os dias?
  • Imagem de perfil

    Sarin 17.06.2018

    Pedro, há quem esteja em busca permanente de si mesmo.
    Filosofia, meditação, cirurgia plástica... porque não avatar??
  • Perfil Facebook

    Rão Arques 17.06.2018

    Porque não dirigir-se de peito aberto ao objeto da sua cólica cerebral?
    A cobardia assume muitas vezes esses contornos de mandar recados por mensageiros que na circunstância bem lhe podem fazer um manguito.
  • Imagem de perfil

    Sarin 17.06.2018

    Que Rao Arques sofra de cólicas cerebrais e pelas suas as assuma noutros é assunto para meditação do próprio porque a mim nada apoquenta.
    Agora que me chame cobarde por interpelar o Pedro Correia numa matéria que, circunstancialmente, lhe foi colocada a si, revela uma idiotia que lhe não conhecia, ainda para mais ancorada num egocentrismo que o leva a achar que, porque interpelado quem o interpelou, o assunto seria sobre si.
    Poderia ter tido a decência de perguntar se era, e saberia que não, e até talvez lhe explicasse o contexto do meu comentário; assim, limitou-se a expor a massa de que é feito.
  • Perfil Facebook

    Rão Arques 17.06.2018

    Se não entendeu meta explicador. "Decência", não se importa de repetir?
  • Imagem de perfil

    Sarin 17.06.2018

    Oh, para sua tranquilidade, e apenas para isso, saiba que o entendi perfeitamente. Diria mesmo que finalmente o vi como é.
  • Perfil Facebook

    Rão Arques 17.06.2018

    Demora a aprender mas acaba por chegar lá. Faz-me lembrar um iogurte fora de prazo.
  • Imagem de perfil

    Sarin 17.06.2018

    Demorei apenas porque me recusei aceitar que Rao Arques era imbecil. Assunto resolvido.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.