As receitas do delito (15)
ARROZ DE POLVO
Ingredientes
1 polvo
2 cebolas
8 dentes de alho
Azeite qb
Sal qb
Pimenta qb
Piri-piri (ou malagueta) qb
Vinho branco
Preparação
Colocar o polvo inteiro na panela de pressão e cobrir com água. Juntar uma cebola partida em quartos e 4 dentes de alho cortados a meio. Adicionar um fio de azeite e uma rolha de cortiça (truque de pescadores para o manter tenro). Fechar e levar ao lume. Depois de começar a apitar, deixar cozer até meia hora. Retirar o polvo da panela e cortar em pedaços (o tamanho é ao gosto de cada um). A água deve ser reservada, mas não escorrida (mas convém retirar a cortiça).
Preparar um refogado com azeite, cebola e louro (pedacinhos de chouriço pequenos é opcional).
Quando ganhar cor, adicionar arroz, pimenta e pirir-piri (ou malagueta, para quem prefira) e deixar fritar um pouco mexendo sempre. Quando começar a pegar, adicionar pouco a pouco meia chávena da água da cozedura.
Adicionar os pedaços de polvo, um pouco de vinho branco e outra meia chávena da água da cozedura (meia chávena) para não deixar pegar.
Ao fim de 10 minutos adicionar o resto da água da cozedura e mais água conforme necessário (2 medidas de água por medida de arroz) e deixar cozer em lume brando. Mexer um pouco de tempos a tempos.
Quando o arroz estiver quase al dente, cortar (ou partir) em pedaços 3 folhas de couve e adicionar à cozedura.
Quando o arroz estiver cozido, deixar repousar 5-10 minutos. Se desejar, as folhas de couve podem ser agora retiradas.
Servir com uma salada verde, preferencialmente temperada também com vinagre.
As minhas desculpas pela imprecisão, mas os meus cozinhados são muito a olhómetro. Também pelo pouco jeito para escrever a receita, mas nunca o fiz antes.