Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

As presidenciais do próximo mês

jpt, 26.12.25

presidenciais_2026_1_2500_2500_1_2500_2500_1_2500_

Neste pré-Natal avivou-se a (pré)campanha presidencial, devido a alguma inflexão nos debates televisivos, esta ecoando entre o pouco prestigiado comentariado - o qual, ainda assim, será algo influente em estratos da "classe média" sénior. Um fervilhar opinativo potenciado por aquilo a que as atrapalhadas sondagens chamam "empate técnico" entre os candidatos do pelotão cimeiro.

Pouco tenho assistido - para além de breves resumos. Nem disso preciso para decidir as minhas opções. Votarei Cotrim no play-off. Na final, caso ele não seja "apurado", votarei Seguro, se este lá chegar.

Quanto ao resto? Angustia-me este país estagnado economicamente, pois pouco diferenciado - abençoadas praias soalheiras, viva o vinho e a cerveja baratos, motores da chamada "indústria" turística, que nos vão safando as contas -, desprovido de verdadeiras estratégias de desenvolvimento, rumos para a tal diferenciação.

E mais me angustia a ideia de que os cidadãos deste país, por resmungões que sigam, venham a associar um primeiro-ministro cidadão mero jurista facilitador de negócios a um presidente de república, também ele mero jurista facilitador de negócios.

Todos os outros assomados têm defeitos, insuficiências, até desarrumos? Decerto. Mas caramba, não é com "facilitismos", as mundividências e deontologias típicas dos facilitadores, que isto lá vai. Não mesmo.

10 comentários

Comentar post