Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Areia na engrenagem

Romances e política V - 1984 (1949)

Pedro Correia, 23.01.22

1984.jpg

 

Talvez o mais citado romance político de todos os tempos, mantém todo o seu poder sugestivo como denúncia dos sistemas concentracionários que transformam cada indivíduo num parafuso da engrenagem do Estado absoluto. George Orwell, jornalista e militante da esquerda libertária britânica, legou-nos este livro-testamento, publicado escassos meses antes da sua morte prematura, quando a Guerra Fria já se desenhava no horizonte.

1984 - com enredo situado num futuro não muito distante, como o título à época indiciava - é um vigoroso libelo contra o totalitarismo que suprime toda a afirmação da personalidade individual, colocando-a ao serviço do partido único, liderado pelo omnipresente e omnisciente Grande Irmão. Que não se limita a condicionar gestos e palavras: também controla os pensamentos.

A tecnologia mais sofisticada contribui para consolidar o despotismo: a teletela, instalada em cada domicílio, permite aos títeres da tirania devassar a privacidade dos cidadãos. O raciocínio cartesiano é estilhaçado nos dédalos do «duplipensamento», que funde conceitos antagónicos nas cartilhas da propaganda. E há um idioma dominante, a «novilíngua», que deturpa deliberadamente o significado dos vocábulos, levando multidões a urrar palavras de ordem ao arrepio de toda a lógica: «Guerra é paz! Liberdade é escravidão! Ignorância é força!»

Winston Smith, personagem central do romance, trabalha no departamento de arquivos do Ministério da Verdade, que se ocupa a difundir mentiras - exemplo supremo de novilíngua e duplipensamento. Tem uma existência igual à de tantos outros homens desprovidos de consciência individual até ao dia em que regista no seu diário secreto esta evidência subversiva: «A liberdade é a liberdade de dizer que dois e dois são quatro. Uma vez que se reconheça isto, tudo o mais virá por acréscimo.»

Não voltará a ser o mesmo: está instalada a dúvida metódica que pode constituir um grão de areia na mais poderosa engrenagem universal.

15 comentários

Comentar post

Pág. 1/2