Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Aprender com os erros

Pedro Correia, 27.08.15

economia-libertà-mondo-classifica[1].jpg

 

Ouço alguns suspirar de nostalgia pelo regresso aos "30 anos gloriosos" que até 1975 mantiveram a Europa na vanguarda do crescimento económico e das conquistas sociais.

Percebo o lamento, mas há que reconhecer a realidade. As condições das décadas de 50 e 60 são irrepetíveis. Não só em Portugal (onde vigorava uma ditadura e havia condicionamento industrial com a pesada mão do Estado a ditar as regras, além de mão-de-obra barata, combustíveis ao preço da chuva, a protecção social tinha índices residuais e os mercados coloniais garantiam o abastecimento de matérias-primas), como é óbvio. Mas também no mundo.


As independências africanas, o aumento acentuado do preço dos combustíveis decretado pela OPEP em 1973 e, bastante mais tarde, a adesão da China ao acordo global de comércio, arranque simbólico da globalização, alteraram todo o cenário mundial. Tudo isto somado ao chamado "inverno demográfico" europeu, que ameaça implodir os sistemas públicos de protecção social.
É importante darmos prioridade às políticas de natalidade, que tiveram sucesso (por exemplo) na Suécia e na Dinamarca. Mas não vale a pena lutarmos contra a globalização, que para os povos outrora submetidos a opressão de vária ordem constituiu um poderoso grito libertador. Entre 1991 e 2011, cerca de 400 milhões de pessoas à escala global abandonaram o patamar extremo de miséria - aquele em que muitos ainda sobrevivem com menos de um dólar diário.

Todos os anos há largos milhões de indianos, brasileiros e chineses que transitam da pobreza para a classe média graças à globalização.
É um caminho de não-retorno.

Voltando a Portugal.
Se nos lembrarmos que o "crescimento zero" da primeira década do século XXI (abaixo de 1% podemos continuar a usar este chavão) ocorreu quando continuávamos a receber milhões de euros em fundos europeus, ao abrigo de vários programas comunitários, podemos considerar que se tratou de uma década perdida.
Mas pelo menos uma boa lição poderá ser colhida desses anos: não repetir os mesmos erros nem as mesmas receitas que nos conduziriam fatalmente às mesmas consequências.
Julgo que uma larga maioria de portugueses pensa assim. Até porque um país que não consegue aprender nada com três situações de pré-bancarrota em três décadas condena-se antecipadamente ao pior.

3 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Afonso 27.08.2015

    O Luís é capaz de ter razão,deixamos entrar quem quiser(tipo Alemanha 2015)para procriar à vontade(parece que não falta dinheiro para refugiados/migrantes)os quais em uma ou duas gerações passam a maioria(penso no Kosovo)e declaram autonomia e depois soberania enquanto os tugas "refugiam-se" na ilhas.Sim senhor...
  • Sem imagem de perfil

    Afonso 28.08.2015

    Confirma-se que a agenda de sabotagem da civilização europeia(não falemos agora das guerras em solo europeu)não é "apenas" um objectivo dos vários "ramos" do marxismo,mas tem também origem no liberalismo(ou em algumas de suas vertentes)o qual no século XIX teria a sua razão de ser mas se tornou entretanto num "clube" de cínicos e oportunistas.Mas qual "esquerdismo multicultural" qual quê,muitos "liberais"(ou oportunistas)promovem muito melhor essa "agenda",apenas sem a "gritaria" irracional do marxismo/esquerdismo.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.