Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Aprender, aprender sempre

por Tiago Mota Saraiva, em 12.11.15

Passados quase dois anos de ausência da blogosfera ensaio um regresso nesta casa histórica, provavelmente improvável, para um comunista.
Vivemos tempos interessantes, em que a política abafa as notícias sobre o mais mediático processo de corrupção ou sobre a última lesão de Fejsa. Tempos interessantes de discussões improváveis em que o espaço público (e também o Delito) é tomado por ensaios sobre a URSS, o PREC, o marxismo-leninismo ou o muro de Berlim.
Sei que não estarei à altura da intensidade de escrita de outrora mas tentarei não desperdiçar muitas oportunidades de discussões duras e acaloradas. Quanto mais não seja para que a ignorância e a falta de cultura não diminua a discussão política.
Olhemos para a polémica das últimas horas. Por pior que tenha sido o último governo não merece que o facebook oficial da JSD equipare a sua derrota na Assembleia da República à derrota do nazi-fascismo. Aos jovens, antes de mostrarem serviço, ter-lhes-á de ser explicada uma das citações mais sábias do senhor da esquerda e que dá título a este escrito.


29 comentários

Imagem de perfil

De José Manuel Faria a 12.11.2015 às 21:05

Bem vindo, Tiago. Um comunista no DO é uma boa contratação. Diversidade faz sempre bem.
Imagem de perfil

De Tiago Mota Saraiva a 13.11.2015 às 07:20

Obrigado José Manuel!
Sem imagem de perfil

De lucklucky a 13.11.2015 às 16:29

Não a diversidade nem faz sempre bem. E sabe bem isso.

Especialmente puritanos como o autor que querem controlar os mais diversos níveis na vida de uma pessoa.
O que só se faz com opressão.

A bandeira manipulada? A JSD deveria estar a representar as violações dos direitos humanos e violações literais cometidas pelos Comunistas um pouco por onde passavam na Segunda Guerra Mundial, ou como os generais soviéticos desperdiçavam as vidas dos seus soldados como carne para canhão como Herói da União Soviética Georgi Zukhov.
Que isto de Objecção de Consciência é só bom contra a NATO.

Agora só falta um neonazi e um fascista no Delito. Suspeito que a frase da diversidade aí já seja para colocar na gaveta.
Sem imagem de perfil

De isa a 12.11.2015 às 21:12

Só prova que devemos ouvir pouco e pensar muito, isso de cada um, vir com as listagens dos disparates, como eles vêm de todos os lados, só se for... para ver qual deles merece entrar no Guinness
Imagem de perfil

De Tiago Mota Saraiva a 13.11.2015 às 07:28

E ler! Ler, ler sempre.
Imagem de perfil

De Helena Sacadura Cabral a 12.11.2015 às 21:45

Já que este blog se ocupa de política - apesar da maioria dizer que não - que sejas, Tiago, bem vindo. Possivelmente vai haver aqui "trolha democrática" da grossa. Mas a diversidade de opiniões só pode ganhar com a tua visão e eu gosto pouco de unanimidades.
Para já, começaste de forma auspiciosa. Prepara-te!
Imagem de perfil

De Tiago Mota Saraiva a 13.11.2015 às 07:24

Obrigado, Helena. Que o tempo não me falte para poder ter a oportunidade de derivar para outras áreas da vida, além da política.
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 12.11.2015 às 23:19

Ora viva, Tiago. Muito bem-vindo aqui ao DELITO.
Imagem de perfil

De Tiago Mota Saraiva a 13.11.2015 às 07:24

Obrigado Pedro. Um abraço
Sem imagem de perfil

De Jorge a 13.11.2015 às 01:14

Agora só vos falta mesmo um nazi uma vez que a unanimidade é uma treta.
Não sei se o Mário Machado está disponível.
Eih, peço desculpa, em Portugal não se pode comparar os comunistas aos nazis, já me esquecia. Um abraço a todos e um beijo para a sr Helena
Imagem de perfil

De Tiago Mota Saraiva a 13.11.2015 às 07:27

De Jorge, em geral, gosto bastante de uma boa gargalhada mas o nazismo não me provoca nem um sorriso. Nem o mais vazio e oco.
Sem imagem de perfil

De Orlando a 13.11.2015 às 02:46

Tiago, estamos a viver um momento histórico importante. E para ver a importância que ele tem, basta ver a postura radical, histérica e agressiva da direita, utilizando argumentos imbuídos do mais primário anti comunismo que se pensava já perdidos nas calengas gregas. Bastou uma pequena alteração do paradigma que nos dominou durante os últimos 39 anos, sustentado numa rotatividade com uma falsa alternativa que mais não era que uma mera alternância no poder, para que estalasse o verniz desta direita conservadora e bafienta, que desgraçou a vida da maioria dos portugueses nestes últimos 4 anos.
Por mais que não fosse, o facto da atual situação politica ter contribuido para fazer sair muita gente de um certo amorfismo e indiferença relativamente à vida politica do país, já se pode considerar um elemento positivo. Contudo o elemento mais relevante da atual situação espelha-se na esperança e espetativas de milhões de portugueses, de que estejamos no ponto de partida para um novo paradigma na sociedade portuguesa, que possa romper com esta politica economico social capitalista neo liberal que desestabilizou o país e a vida da maioria dos portugueses. Sabemos que os condicionalismos e compromissos a que infelizmente estamos sujeitos são muitos, apesar disso ainda temos margem de manobra para que, através de um politica mais à esquerda possamos melhorar diversos aspetos que têm a ver essencialmente com os direitos essenciais das pessoas, assegurados pelo Estado Social que tão espoliado e maltratado foi pelo governo da direita.
Vamos aguardar os próximos acontecimentos, e partir do princípio que Cavaco Silva fará aquilo que lhe compete no rigoroso cumprimento da Constituição que jurou cumprir e fazer cumprir, indigitando António Costa para primeiro ministro e consequente fomação de governo. Para incumprimento da CRP, já bastou a sua conduta em vários momentos dos seus mandatos, particularmente durante a vigência do governo PSD/CDS.
Será este futuro governo de esquerda e sua politica aquele que eu mais desejaria ter no país? Não. Mas é aquele que é possivel ter na atual correlação de forças, interna e externa. E como se costuma dizer, o caminho faz-se caminhando, com um passo de cada vez. Como comunista, tenho uma conceção dialética da vida, das sociedades e da sua evolução, acreditando por isso, sem voluntarismos, que cada etapa é importante para a construção futura de uma sociedade alternativa a esta em que vivemos.
Sem imagem de perfil

De João Pedro a 13.11.2015 às 16:04

Não posso deixar de sorrir ao ver um declarado comunista falar em "bafiento". com certeza que de bafio percebe muito. Nem de ouvir falar na "postura radical, histérica e agressiva" quando penso nas reacções que houve quando Sampaio indigitou Santana ("democracia em perigo", "o 25 de Abril acabou", etc). Mas confesso a minha curiosidade em saber o que é uma "politica economico social capitalista neo liberal". Será pior do que a política saída do "socialismo real"?
Imagem de perfil

De João André a 13.11.2015 às 07:23

Bem vindo Tiago. E segue já o aviso de quem o sabe: há aqui muitos comentadores que darão asas ao chavão (e, porque não dizê-lo, à cassete) que têm em si. Basta que apareçam certas palavras chave no post :)
Imagem de perfil

De Tiago Mota Saraiva a 13.11.2015 às 07:25

Caro João, cá estarei com cassetes para a troca!
Sem imagem de perfil

De M. S. a 13.11.2015 às 08:35

Tiago:
Em matéria de cassetes, verá que irá perder.
A Direita tem muito mais para a troca.
Mas quanto à qualidade intrínseca, da sua cassete (do seu partido, entenda-se) essa é indestrutível e incomparável, tem, pelo menos 41 anos de uso sem se lhe notar o mais leve ruído resultante do desgaste nas cabeças do leitor (de cassetes).
Sem imagem de perfil

De isa a 13.11.2015 às 15:54

Comentário estranho, para quem comenta outros, argumentando, falta de sofisticação e de pensamento naïf, mandando-os ler opiniões alheias, provavelmente, por ainda precisar de mais uns 41 aninhos, para ter alguma opinião só sua.
São pessoas assim que, por vezes, me fazem questionar, se faço bem andar a votar na direita porque, se, por lá, houver muitas, destas, para troca, ando a "fugir dos chuviscos" e ainda acabo por apanhar com uma "valente trovoada".
Não conheço quem seja, mas presumo que seja mulher e que tenha a apetência por coisas complicadas e dispendiosas, pensando serem, por isso, melhores.
O Tiago pode não entender mas, quem estou a comentar, perceberá na perfeição e, até concordo que, ao contrário de mim, quem quer que seja, de naïf não tem nada, será mais... de quem goste introduzir sofisticação, até na mera repetição daquela música infantil, do papagaio louro de bico doirado
(Já agora aproveito, se MS voltar a escrever naïf, o i tem "duas pintinhas" e, aqui, só faço o reparo, cheia de boas intensões)
Sem imagem de perfil

De M. S. a 13.11.2015 às 22:47

Obrigado pela informação , ainda assim redundante.
Sei muito bem que leva trema, não duas pintinhas, trema mesmo, que se põe nas vogais «i» e «u» para indicar que são independentes de um fonema vocálico anterior ou que o «u» não forma grupo com as consoantes «g» e «q».
Por vezes a distracção ou a pressa levam-nos a cometer erros.
Mas eu sou bastante cuidadoso com isso, o meu livro de cabeceira desde há vários dias é «Em Português, Se Faz Favor», de Helder Guégués, porventura o mais competente revisor de livros que temos.
Sem imagem de perfil

De l. Rodrigues a 13.11.2015 às 09:51

Muito louvável presença. Em nome da diversidade, mas também espero em nome da sanidade que por vezes parece arredada deste blogue, e não apenas nas caixas de comentários.
Sem imagem de perfil

De Anónimo Desconhecido a 13.11.2015 às 10:17

Muito bem, é tão estranho ver um Comunista no Delito de Opinião, como ver uma ovelha no meio de uma Alcateia, mas saúdo a tua coragem. Em modo irónico, diria que acautelando o facto de o PCP poder estar próximo do poder, alguém se tenha antecipado para não perder o comboio, uma vez que a fonte do Relvas parece estar a secar. Esperemos que a motivação do convite seja sincera, mesmo que tenha partido de algum anti-comunista primário, e ultimamente eles têm estado bem activos, talvez no "Canto do Cisne".
Cá estarei para voltar a ler com atenção este blogue, poderá passar a ter interesse.

Abraço
Sem imagem de perfil

De Teresa a 13.11.2015 às 10:32

Seja bem vindo. Fazia falta neste espaço. Gosto do pormenor de mostrar "a cara"! E não haver "Censura" nos comentários também.

Comentar post


Pág. 1/2



O nosso livro



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.




Links

Blogue da Semana

  •  
  • Afinidades

  •  
  • Lá fora cá dentro

  •  
  • Mais ligações

  •  
  • Informações úteis


    Arquivo

    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2019
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2018
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2017
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2016
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2015
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2014
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2013
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2012
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2011
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D
    131. 2010
    132. J
    133. F
    134. M
    135. A
    136. M
    137. J
    138. J
    139. A
    140. S
    141. O
    142. N
    143. D
    144. 2009
    145. J
    146. F
    147. M
    148. A
    149. M
    150. J
    151. J
    152. A
    153. S
    154. O
    155. N
    156. D