Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

13 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 06.10.2018

    Sabe que há mais jornais para além do Correio da Manhã? E ser o melhor jogador português de todos os tempos não o iliba de eventuais crimes. Maradona foi segundo muitos o melhor jogador de todos os tempos e mesmo assim foi punido por doping.
  • Sem imagem de perfil

    Pedro 06.10.2018

    Vamos a ver até quando se limita à condenação por doping

    Ekaterina Nadolskaya accuses Diego Maradona of sexual harassment

    Notícia de 2017.....começou a caça às bruxas, ou aos magnatas, para ser mais correcto
  • Imagem de perfil

    Sarin 06.10.2018

    Pedro, a caça aos empregados que recolhem os copos nas festas também começou, até começou antes - mas se as mulheres que acusam os magnatas têm a vida devassada nas capas de jornais e na net, as que acusam os empregados apenas são devassadas nas esquadras e até nos hospitais, sem a força que parte da opinião pública dá à coragem das outras. Assumir-se vítima de violação é também aceitar ser vítima de muitos outros crimes perpetrados por quem deve proteger. É preciso coragem.

    E bem sei que há falsas vítimas - mas, Pedro, não podemos admitir que estas prejudiquem ainda mais as verdadeiras vítimas de violação, presumindo seja o que for sobre acusados e acusadores. "Caça ao magnata" é demasiado pejorativo para ser obra do teu léxico...
  • Sem imagem de perfil

    Pedro 06.10.2018

    Acho estranho esta acusação a Ronaldo. Como estranho me parece a acusação ao juiz americano, passados 30 anos (nem tenho simpatia pelo personagem ). Fica sempre a dúvida sobre o propósito da acusação "sair" agora. Motivações políticas? De dinheiro? Serão vítimas ou oportunistas? Hoje imaginei ser acusado de uma ilicitude de há 20 anos. Como me defendia? Como se consegue provar que uma relação sexual consensual não o foi passados 30 anos.....estas supostas vítimas parecem-me jogar com um baralho diferente. A acusação, a difamação, como arma política...

    De uma coisa sei. Saem prejudicadas as verdadeiras vítimas.
  • Sem imagem de perfil

    V. 07.10.2018

    Não acho assim tão estranho. Nos states há muito que existe um certo tipo de advocacia predatória que se especializou em sacar indemnizações e há toneladas de processos cujo único objectivo é criar as condições necessárias para que os acusados aceitem um acordo rapidamente. Sobretudo em casos sobre situações ocorridas há dezenas de anos em que as provas forenses ou científicas (ou até mesmo a integridade da palavra das acusadores, acusados e testemunhas) dificilmente serão determinantes. Vão batalhar em coisas de jurisprudência (que na América é lixada e depende da capacidade de pesquisa) e tentar chegar a um acordo.
  • Imagem de perfil

    Sarin 07.10.2018

    Mas o monstro de que falo nasceu nos EUA: a Opinião Pública transformada em negócio. Hollywood e as revistas cor-de-rosa de um lado, o conservadorismo americano do outro, e o Julgamento Público surgiu quase por geração espontânea. Antes disso, só a Rainha Vitória havia conseguido tal cultura de apontar-o-dedo, e mesmo esse era-o apontado em recato. Um murmúrio, nunca altifalante.

    O oportunismo vende porque há quem compre. Leis de Mercado, V.
    Pela Europa a coisa não é tão sonante porque os peanuts não precisam de instruções que evitem perdas em tribunal. Só por isso, parece-me.
  • Sem imagem de perfil

    Pedro 07.10.2018

    A opinião pública nasceu com a opinião publicada. Ou seja com a democracia. E o negócio da democracia é a "compra"do voto.

    O boato contudo é tão antigo como a humanidade. É a forma que arranjamos para saber se o vizinho do lado é confiável
  • Imagem de perfil

    Sarin 07.10.2018

    O que me ampara a confiabilidade dos outros não é o boato, é a coerência.

    Mas a opinião publicada surgiu apenas quando descobriu o filão que dormia na opinião pública - já antes disso o strip tease da vida das Starlettes era usado como motor de venda. "There is no such thing as bad publicity"

    A opinião publicada, agora que qualquer um de nós a pode publicar, apenas acelerou o Julgamento Público.
    Curiosamente, esperava que trouxesse mais escrutínio e afinal promove o seu contrário...
  • Sem imagem de perfil

    Pedro 07.10.2018

    Gossip is a Social Skill - Not a Character Flaw

    Evutionary psychologists believe that our preoccupation with the lives of others is a byproduct of a prehistoric brain. According to scientists, because our prehistoric ancestors lived in relatively small groups, they knew one another intimately. In order to ward off enemies and survive in their harsh natural environment, our ancestors needed to cooperate with in-group members. But they also recognized that these same in-group members were their main competitors for mates and limited resources. Living under such conditions, our ancestors faced a number of adaptive social problems: who’s reliable and trustworthy? Who’s a cheater? Who would make the best mate? How can friendships, alliances, and family obligations be balanced?

    https://www.google.pt/amp/s/www.psychologytoday.com/us/blog/out-the-ooze/201601/gossip-is-social-skill-not-character-flaw%3famp
  • Imagem de perfil

    Sarin 07.10.2018

    Serei fruto de genes mutantes, recessivos talvez... mas falta-me essa competência social. Que se lixe :)
  • Sem imagem de perfil

    Pedro 07.10.2018



    Acho que esses marados dos evolucionistas inventam mais do que explicam
  • Imagem de perfil

    Sarin 07.10.2018

    Ele há ciências para todos os gostos
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.