Agosto é o mês de Gaius Octavius, ou de Augustus Caesar
Agosto é o oitavo mês do calendário gregoriano. Foi nomeado em homenagem ao imperador romano Augusto César, em 8 d.C. O seu nome original era Sextilus, que significa “sexto mês” em latim, indicando a sua posição no antigo calendário romano.
Recapitulando um pouco: quando Júlio César chegou ao poder em 46 a.C., o calendário era confuso e precisava de grandes ajustes. Depois de consultar um astrónomo grego de nome Sosígenes, César ordenou as seguintes alterações ao calendário romano:
O calendário lunar seria substituído por um calendário solar. O ano teria 365¼ dias em vez de 365. O ano começaria em Janeiro e teria doze meses de duração fixa. Um dia extra seria adicionado a cada quatro anos no mês de Fevereiro. Os meses de Janeiro, Março, Maio, (os agora) Julho e Agosto, Outubro e Dezembro teriam 31 dias. Todos os outros meses teriam 30, excepto Fevereiro, com 28 ou 29. Para restaurar as estações nos seus devidos lugares, César acrescentou 80 dias ao ano em vigor no tempo dessas modificações. Assim, 46 a.C. teve 445 dias. Ficou conhecido como Annus Confusionus – O Ano da Confusão!
Voltando a este mês:
Augusto nasceu Gaius Octavius em 63 a.C.. Os historiadores referem-se-lhe como Octavianus. Foi adoptado por Júlio César. Em 27 a.C. Octavianus tornou-se Imperador (ou César, nome pelo qual passaram a ser conhecidos os imperadores romanos) de Roma. Mas só concordou que lhe chamassem Augusto, que significa “honrado” ou “reverenciado”.
Foi assim que este mês recebeu o nome. Em homenagem a Augusto.
É geralmente o mês mais quente do ano na maior parte dos países do hemisfério norte. É o mês de férias por excelência. As noites convidam à carícia das leves brisas e não só.
P.S.: Acredito que todos os nativos de Agosto sejam pessoas de bem, honradas e boas, e sem necessidade de reverências.