Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Figura nacional do mês
Completado o primeiro mês integral do segundo ano de mandato, o Presidente da República continua com uma popularidade estratosférica: 60% de opiniões positivas, segundo o barómetro mensal do Expresso. Quase duplicando a do primeiro-ministro, com quem continua a manter um impecável entendimento institucional, muito apreciado pelos portugueses.
Figura internacional do mês
O centrista Emmanuel Macron, que durante dois anos foi ministro da Economia do Executivo socialista tutelado por François Hollande, venceu a 23 de Abril a primeira volta da eleição presidencial francesa, impondo-se ao conservador François Fillon, ao pró-comunista Jean-Luc Mélenchon e ao socialista Benoit Hamon. Com 24% dos votos, este banqueiro de 39 anos é o favorito ao triunfo na segunda volta, que disputará a 7 de Maio com Marine Le Pen (21,3%).
Facto nacional do mês
Há oito anos que não acontecia: a taxa oficial do desemprego deixou enfim de ter dois dígitos, cifrando-se agora em 9,9%, segundo dados divulgados a 28 de Abril pelo Instituto Nacional de Estatística, com as estimativas provisórias referentes ao mês de Março a situar-se em 9,8%. Esta é a percentagem mais baixa de desempregados em Portugal desde Fevereiro de 2009, quando se cifrou em 9,7%.
Facto internacional do mês
Durante todo o mês de Abril, a crise política e social aprofundou-se na Venezuela. Com dezenas de mortos em protestos de rua reprimidos pela força militar convocada pelo Presidente Nicolás Maduro, saques de lojas, carência absoluta de víveres e medicamentos, perseguição a jornalistas e uma situação de caos económico no país, que apesar de exportar petróleo tem um PIB negativo de 18% e a mais alta taxa de inflação do mundo, avaliada em 1660%.
Frase nacional do mês
«A electricidade não é cara. As casas é que estão mal construídas.» Esta frase vem de um suspeito na matéria: o presidente da EDP, António Mexia, em entrevista concedida a 7 de Abril à TSF. Proferida talvez com involuntário sentido de humor no país da União Europeia que continua a praticar os preços mais elevados de luz e gás destinados ao consumo doméstico.
Frase internacional do mês
«Pensava que seria mais fácil. Tenho saudades da minha antiga vida.» Desabafo inesperado do novo inquilino da Casa Branca ao cumprirem-se os primeiros cem dias de mandato, a 28 de Abril. A frase surgiu numa entrevista à Reuters destinada a fazer um balanço do curto e já tão polémico trajecto presidencial do magnata que é hoje o homem mais poderoso do planeta mas suspira pela "vida antiga" que levava, afastado dos holofotes globais.