Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

A repressão na Catalunha.

Luís Menezes Leitão, 23.03.18
Resultado de imagem para repressão Catalunha

 

A atitude de Espanha em relação à Catalunha constitui um exemplo típico de repressão, que deveria envergonhar qualquer cidadão europeu. Mas infelizmente as instituição europeias fartam-se de denunciar a repressão na Turquia e na Rússia, mas fecham os olhos ao que se passa em Espanha. Fizeram-se eleições, mas não se deixam os eleitos formar um governo, sendo convenientemente presos na véspera da investidura parlamentar. Se não quiserem ser presos, resta-lhes o exílio, uma vez que os órgãos judiciais espanhóis nem sequer se atrevem a pedir a sua extradição, dado que a maioria dos Estados não extradita por delitos políticos. Provavelmente a ideia é colocar na prisão ou no exílio todos aqueles que têm ideais independentistas, o que implica prender por delito de opinião. Como é que se pode aceitar isto num país da União Europeia em pleno século XXI?

5 comentários

  • A comparação é sua. Puigdemont não seria de facto o primeiro presidente catalão a ser entregue a Espanha pelos alemães.
  • Sem imagem de perfil

    Rui Henrique Levira 26.03.2018

    Ora vê o senhor como deu uma viva confirmação da certeza da minha acusação de tremendismo nihilista às hostes pró-independência?
    Quando a dura realidade se opõe ao desejado, resta a sofisticadíssima e muitíssimo arguta "comparatio ad hitlerum", não é verdade?
    Só resta afirmar que, com amigos como o senhor, bem pode o independentismo catalão dispensar inimigos como Rajoy: esse cotejo do Companys com Puigdemont é a prova provada da decadência do nacionalismo independentista catalão.
  • Sem imagem de perfil

    Vento 26.03.2018

    Confirmou-o bem. Essa realidade é tão dura que Rajoy só tem mesmo de perseguir os independentistas, com o silêncio de todos os demais.
    Aliás, nada de novo debaixo do céu. A Independência da Catalunha terá mais sabor por isto mesmo.
  • Sem imagem de perfil

    Rui Henrique Levira 27.03.2018

    Não é Rajoy que persegue os independentistas; é a Justiça espanhola que faz cair o peso da Lei sobre quem a violou.
    Se o caro Vento tem a certeza de ser Rajoy a encarniçadamente perseguir independentistas, então terá o senhor uma outra luta à sua frente: lutar pela expulsão da Espanha da comunidade de Estados democráticos que é a UE.
    Muitíssima sorte nessa sua futura luta, meu caro Vento, é o que lhe desejo do fundo do coração.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.