Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

A Rainha de Inglaterra

jpt, 07.09.22

rainha capa.jpg

Ontem a rainha Elizabeth II deu posse a Liz Truss como primeira-ministra, o 15º chefe de governo do seu reinado. A relevância da rainha assentará no estatuto da Grã-Bretanha, à época do seu nascimento o maior império mundial, mas acima de tudo na sua extrema longevidade e na magnífica hombridade com que tem reinado - verdadeiramente credora do epíteto "Serena" - ao longo de tamanhas transformações, no seu país e no  mundo. Decerto que por tudo isso assistimos, há poucos meses, a uma generalizada, global mesmo, homenagem aquando da celebração do seu 70º ano como monarca. Neste mundo turbulento ela é, julgo, o liame que ainda nos liga ao século XX.

 

Há dias recebi os dois últimos caixotes de livros provenientes da minha mãe. E se já me havia convocado para uma profunda rearrumação das minhas estantes, assim mais fiquei pressionado. Encetei a vasculha, predisposto que estou a prescindir - mais uma vez - dos livros, revistas e documentos que considero impertinentes ou anacrónicos, por mais que alguns tenham (mero) valor sentimental. Uma das caixas, escondidas em divisões de dessarrumadas "arrumações", contém a colecção de livros e folhetos de viagens dos meus pais, deliciosas relíquias oriundas daquelas décadas entre 1940 e 1980.  O meu pai estagiou (hoje diríamos "fez o mestrado") em Inglaterra no final de 1940s,  a minha mãe lá completou os seus estudos de inglês na década seguinte. Dessas estadas ainda restam algumas brochuras, mapas e guias de cidades e museus. Uma delícia, de várias das quais me fui livrando com pesar, saudade mas também prazer - pois deixando-me imaginar o como teriam aqueles jovens (que, como é óbvio, só vim a conhecer bem mais tarde, e já casados) vivido essas experiências.

Mas aludo a tudo isto devido a esta pequena pérola que ontem (re)descobri. Em 1956 a minha mãe estava em Inglaterra estudando. E assistiu à celebração do aniversário de Elizabeth, esta mesmo que hoje recebe Truss em Balmoral, quando o primeiro-ministro era Anthony Eden

E como tal aqui reproduzo a deliciosa brochura que recordou aquele momento, uma verdadeira peça etnográfica: 

 

rainha 2.jpg

rainha 3.jpg

rainha 4.jpg

rainha 5.jpg

 

rainha 6.jpg

rainha 7.jpg

rainha 8 (2).jpg

rainha 9.jpg

rainha 91.jpg

rainha 92.jpg

rainha 93.jpg

(Postal ontem colocado no Nenhures)

 

19 comentários

Comentar post