Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

A primeira vítima do Brexit

Pedro Correia, 28.06.16

5694f6dcc36188663b8b45e9[1].jpg

Pablo Iglesias: menos 1,1 milhões de votos seis meses depois

 

Durou pouco a euforia dos eurocépticos que festejaram a vitória do populismo abrindo garrafas de champanhe para festejar o Brexit em nome dos sacrossantos princípios soberanistas contra as forças do mal encarnadas na "burocracia de Bruxelas".

Passados cinco dias, os estragos provocados pelo referendo são já evidentes: Reino Unido sem governo, pulsões racistas à solta, o separatismo a ganhar terreno na Escócia, campanhas de subscrição pública para uma nova consulta popular sobre a Europa no mais curto prazo possível, tentativas desesperadas de protelar o divórcio decretado nas urnas por parte de alguns que mais o defenderam na campanha, os dois principais partidos mergulhados em convulsões internas, uma  crise política com inevitáveis consequências no plano financeiro da segunda maior economia europeia, uma fractura social de que só agora vislumbramos os primeiros contornos, uma sensação geral de irresponsabilidade que no fim só afastará ainda mais os cidadãos das instituições.

Um quadro de desorientação a que por enquanto só parece escapar o UKIP, que deu o tom e visibilidade máxima à campanha referendária para pôr fim à relação de 43 anos entre o Reino Unido e o espaço comunitário. O mesmo UKIP xenófobo que clama contra a absorção de "um milhão de imigrantes por década" no país e ao qual o neo-soberanista Pacheco Pereira acha muita graça: na última edição da Quadratura do Círculo o ex-líder parlamentar do PSD chegou a elogiar um slogan eurofóbico do partido de Nigel Farage: "Mais vale o buldogue inglês do que a couve de Bruxelas." Perante o óbvio e compreensível constrangimento de Jorge Coelho e Lobo Xavier, seus parceiros de painel.

 

Em política há males que vêm por bem. Acontece que o Brexit começou a funcionar como vacina para os europeus. Isso acaba de verificar-se em Espanha, onde os eleitores acorreram às urnas pela segunda vez em seis meses. Premiando o Partido Popular de Mariano Rajoy, inabalavelmente pró-europeu, ao qual confiaram mais 700 mil votos, e castigando o populismo de Pablo Iglesias, o Alexis Tsipras espanhol, que perdeu mais de 1,1 milhões de votos em relação ao anterior escrutínio apesar de contar nesta campanha com o que resta do outrora influente Partido Comunista, agora reduzido a estilhaços. O aventureirismo galopante de Iglesias, com as suas prédicas de tele-evangelista anti-sistema, foi duramente penalizado ao surgir desta vez abraçado nos palcos eleitorais à Esquerda Unida que sempre combateu a opção europeia de Espanha.

Os nacionalismos aliados ao populismo mais desbragado ameaçam produzir muitos estragos em pouco tempo num continente que pagou em sangue e cinzas o preço de dois conflitos mundiais que nele tiveram o epicentro. Dois conflitos provocados precisamente pelas mesmas receitas que alguns, à esquerda e à direita, hoje advogam irresponsavelmente no espaço público.

Estes pregadores que rasgam as vestes em nome da soberania nacional contra a União Europeia menosprezam o instinto de preservação dos povos, sedimentado pelas lições da história. No Reino Unido ficaram com o Brexit nos braços sem saber o que fazer com ele. Por cá, desenvolvem uma retórica delirante sobre o destino da Europa, que voltaria a incendiar-se se eles alguma vez saltassem das pantalhas televisivas para os centros de decisão política.

É deixá-los estar nas televisões e nos jornais, onde apesar de tudo produzem menos estragos.

5 comentários

  • Imagem de perfil

    Pedro Correia 28.06.2016

    Parece-me evidente que o Brexit influenciou as eleições espanholas. Seria inevitável pois produziu um abalo sísmico político na Europa e apenas três dias separaram os dois actos eleitorais.
    Seria um absurdo que não tivesse qualquer influência.

    Recordo, a propósito:
    - O Reino Unido é o maior parceiro comercial de Espanha.
    - No Reino Unido vivem de momento cerca de 200 mil espanhóis.
    - Mais de 15 milhões de britânicos visitam anualmente Espanha como turistas - cerca de um quarto do total.
    - O turismo gera receitas anuais de cerca de 50 mil milhões de euros em Espanha.

    Há outros motivos para ligar os dois escrutínios. Mas estes bastam.
  • Sem imagem de perfil

    Makiavel 28.06.2016

    Esqueceu-se de mencionar Gibraltar, a batalha da Armada Invencível, Isabel a Católica, a concorrência entre o ManUnited e o Real Madrid, só para referir alguns factos que, na sua óptica influenciaram os resultados eleitorais em Espanha. Seis meses em negociações à esquerda com exigências de lugares por parte do Podemos que deram em nada e o Brexit é que influenciou os resultados eleitorais em Espanha. Nada como torcer os factos e arranjar-lhes relações causais.
  • Imagem de perfil

    Pedro Correia 28.06.2016

    A sua incapacidade de argumentação é tão gritante que nem merece réplica. Coitado do Maquiavel, o verdadeiro, com tão pobre discípulo.
  • Sem imagem de perfil

    Makiavel 29.06.2016

    A minha capacidade de argumentação é usada onde vale a pena.
    Relacionar os maus resultados da esquerda espanhola com os bons resultados das forças xenófobas no Reino Unido nem o Maquiavel nos seus melhores dias.
    Então titular "A primeira vítima do Brexit" como referência ao derrotado das eleições em Espanha (Pablo Iglesias) é do domínio do delírio comentadeiro.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.