A playlist de AMN (1)
Começo com Bebo & Cigala e La Bien Pagá.
A mescla de jazz cubano, nas mãos do Bebo Valdez, e do flamenco, de Diego Jimenez Salazar (Cigala), foi uma ideia de génio que deu origem a Lágrimas Negras, um dos melhores álbums de world music que conheço, e a um extraordinário concerto filmado por Fernando Trueba.
Gosto particularmente de world music e de me perder por sons que demoram a entranhar-se e palavras que custam a entender-se, como se de um desafio se tratasse. No campo da world music, o flamenco está no topo das minhas preferências e a verdade é que Portugal lhe tem sido fiel nos últimos anos, recebendo cantores pouco imediatistas como Estrella Morrente. Neste caso, temos uma notável junção de jazz e flamenco, que não se transforma num exercício de experimentação. Ela resulta logo, imediata, como se estivesse apenas há décadas à espera de ser descoberta. Do álbum, escolhi La Bien Pagá.
Partilhei com os ouvintes da TSF a minha playlist. Foi emitida na semana passada, e partilho-a agora, aos bochechos, com os leitores do Delito.

