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À minha mãe

por Pedro Correia, em 08.03.15

 Shirley Temple (1928-2014)

 

"O tempo prevalece sobre o espaço", ensina o Papa Francisco. Costumo pensar que temos uma relação muito mais equívoca com o tempo do que com o espaço: à medida que os anos fluem, sentimos que os ponteiros do relógio e as folhas do calendário aceleram a sua marcha inexorável.

Mas nem sempre foi assim. Recordo com frequência as longas tardes de meninice, que ainda chegam até mim com o cunho do infindável. Era tudo mais vagaroso então. E sempre soalheiro: não me lembro de um só dia dessa época que não me traga memórias inundadas de sol.

 

Um dos meus prazeres de infância era ver as Tardes de Cinema exibidas ao domingo, na RTP ainda a preto e branco. Nada que se pareça com a de hoje: a estação pública de televisão assumia as funções de cinemateca, proporcionando aos espectadores três ou quatro sessões semanais de clássicos da Sétima Arte.

Quando eu era miúdo, durante o período escolar, só estava autorizado a ver os filmes de domingo. Sempre tive o hábito de fazer listas -- e conservo ainda o inventário de muitas fitas que ia vendo, semana após semana. Mas das primeiras que vi em televisão, na mais remota infância, guardo apenas memórias fugidias. Não tanto das cenas dos filmes, mas da atmosfera que se respirava lá em casa.

A minha mãe, fervorosa cinéfila pertencente à geração que via matinés duplas ao fim de semana e cultivava o cineclubismo, ia-me falando das actrizes e dos actores de que mais gostava, heroínas e galãs do tempo em que ela era menina e moça. Situando-os na época em que se estrearam, narrava-me episódios relacionados com esse período. Episódios do cinema feito vida, episódios da vida feita cinema.

E, para mim, esse acabava por ser um filme dentro do filme.

"Este vi-o em Angola, num cinema ao ar livre... Ainda me lembro do que senti ao ver esta cena pela primeira vez... Os meus actores preferidos eram o Henry Fonda e o James Stewart: olhava-se para eles e percebia-se que eram pessoas em quem podíamos confiar."

 

 A menina dos caracóis dourados salvou a Fox e deslumbrou o mundo

 

O que seria da nossa vida sem tempo -- e sem tempo para contar histórias?

Eu ia absorvendo o que ela me contava enquanto absorvia também as imagens e as falas que me chegavam do ecrã. Vários desses filmes, nunca mais os vi: já então me pareciam muito antigos, pertencentes a uma era em que a Mãe tinha a minha idade e a Avó, mãe dela, estava grávida das minhas tias mais novas.

Shirley Temple era da geração da minha mãe: tinham apenas dois anos de diferença e criaram-se naquela década de 30 em que a menina dos caracóis alourados salvou a 20th Century Fox da ruína e deslumbrou o mundo. Quem era criança nessa década guardou para sempre a sua imagem risonha, incorporando-a naquele panteão íntimo a que remetemos todas as relíquias do passado cristalizadas num presente perpétuo.

O verdadeiro espectáculo, para mim, era ver a Mãe novamente criança revisitando aquelas fitas da Shirley Temple de que nem sequer o nome guardo. Lembro-me dela a sapatear com um mordomo negro, a descer uma enorme escadaria de mansão sulista, abraçada em lágrimas a um avô de ar bondoso. E pouco mais.

 

Com Henry Fonda e John Wayne em Forte Apache (1948)

 

Certas estrelas de Hollywood tornam-se mitos muito cedo e perduram durante décadas de vida verdadeira sempre ocultas na ilusão desse mito. Aconteceu isso com Shirley Temple, que encontrei pela última vez -- adolescente eu, adolescente ela também, com trinta e tantos anos de intervalo entre nós -- em filmes como Desde que Tu Partiste, de John Cromwell (1944) e Forte Apache, de John Ford (1948). Absurdamente jovem ainda, mas excessivamente velha para se manter fiel à imagem infantil que a indústria cinematográfica lhe reservou.

Não podia haver fugas ao guião: Shirley disse adeus ao cinema e ficou eternamente jovem no celulóide, espécie de retrato de Dorian Gray às avessas, num toque mágico de que só o cinema é capaz.

Oito décadas depois da sua fulgurante estreia em Hollywood, quando muitos de nós já a supúnhamos transformada num pedaço de eternidade, chega-nos a notícia de que a sua morte física só agora se consumou. Ela que foi contemporânea do presidente Roosevelt e conheceu o último grande sucesso de bilheteira no ano em que começou a II Guerra Mundial.

 

O tempo prevalece sobre o espaço. Quando soube da notícia regressei por momentos àquela sala, àquele pesado televisor Blaupunkt de válvulas, àquelas imagens a preto e branco, à companhia da minha mãe outra vez muito jovem ensinando-me a gostar de cinema enquanto me explicava sem explicar que um filme é sempre mais que um filme.

Ao ver a Shirley-menina, também ela voltava à meninice. E neste momento em que escrevo o miúdo sou eu só por disso me lembrar também.

 

Reedito este texto, passando a dedicatória a título. A Mãe já cá não está, mas alegra-me saber que ainda o leu.


2 comentários

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De Vento a 08.03.2015 às 14:51

Com o anterior comentário, Pedro, apresento minhas despedidas e, uma vez mais, agradeço o acolhimento.
Este blog é de excelência e as pessoas são de excelência, mesmo nos momentos mais quentes.
Partilham-se aqui projectos, visões e situações, sonhos e esperanças, frustrações, grandezas e fragilidades para a todos lembrar que muito há para caminhar.
Constrói-se um presente, fazendo-nos presente, desejando um futuro que, sabemos, nem todos viveremos.
Mas faz-se memória, que sendo digital é mais memória.

Pretendemos um novo Big Bang; e eu remeto sempre esta nova Criação para o prólogo de S. João:
"No princípio era o Verbo (Logos), e o Verbo estava Junto de Deus e o Verbo Era Deus. Ele estava no princípio Junto de Deus".

O Logos é a Lógica interna de Deus, por isto mesmo se fe(a)z carne. Se alguém pensar que o alcança de forma carnal erra o alvo.
Este Logos também representa o Monólogo Divino, e, na Carne, o Diálogo com Ele: "procura-Me em ti e procura-te em Mim". É este o caminho do regresso e a plenitude no Todo da Ex-eternidade até a Eternidade. É o Big Bang do Espírito.

Sim, à medida que caminhamos damo-nos conta de nossas imperfeições, restando-nos, e restando-me, pedir desculpas por qualquer incómodo afirmando sempre que estamos, e estou, em reconstrução. Prometendo sempre ser breve(s). Até breve.
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De Pedro Correia a 11.03.2015 às 23:46

Meu caro: só agora tive oportunidade de ler o que escreveu. Lamento que parta, respeitando no entanto a soberania do seu gesto.
Faço votos para que regresse num prazo curto. Porque este blogue também é dos leitores e nada seria sem eles.
Aproveito para citar estas suas sábias palavras nas quais tanto me revejo:
«Partilham-se aqui projectos, visões e situações, sonhos e esperanças, frustrações, grandezas e fragilidades para a todos lembrar que muito há para caminhar.
Constrói-se um presente, fazendo-nos presente, desejando um futuro que, sabemos, nem todos viveremos.
Mas faz-se memória, que sendo digital é mais memória.»
Um abraço.

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