Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

A história de um regresso

Teresa Ribeiro, 16.05.15

C:\Documents and Settings\Admin\Ambiente de trabal

 

Phoenix

****

Quantos filmes vi eu sobre o nazismo? Entre séries, documentários e fitas de fundo foram muitos! O tema é inesgotável e ainda bem, porque pulula por aí gente que se aplica em negar esse passado que é de todos, não apenas de judeus e alemães.

Phoenix, de Christian Petzold, levou-me mais uma vez à Berlim devastada do pós-guerra. Ainda há poucos dias tinha lá passado, pela mão de Rossellini, em Alemanha, Ano Zero, uma coincidência que torna impossível não relacionar os dois filmes. Ambos contra a corrente, revelando a realidade não sob o ponto de vista dos vencedores da guerra, mas dos derrotados.

Em se tratando deste tema não estamos habituados à perspectiva dos culpados, destroços humanos sem direito à autocomiseração, muito menos à compaixão dos outros. Christian Petzold conduz-nos o olhar por esse caminho pouco percorrido, que atravessa ruínas humanas bem enquadradas pelos escombros da cidade, quase sempre mal iluminadas, pois como diz a cantiga de uma das cenas do seu filme, a Berlim daquele tempo "não é para se ver ao sol".

O realizador, alemão de nascimento, mostra-nos como o pós-guerra berlinense é, também ele, um cenário de holocausto, aonde os espectros das vítimas regressam para assombrar os seus habitantes. Aliás, "Phoenix" é a história de um desses regressos. Um regresso que nos passeia pela indignidade e ignomínia, pelo que tendencialmente os seres humanos são quando... um passeio pelo indizível sem puxar à lágrima, tão contido e por isso tão elegante que nos aperta e deslumbra ao mesmo tempo. Com um desempenho inesquecível de Nina Hoss. A não perder.

Realizador: Christian Petzold

Actores: Nina Hoss, Ronald Zehrfeld, Nina Kunzendorf

Alemanha, 2014

8 comentários

Comentar post