Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

A história da carochinha

Pedro Correia, 08.07.19

Lembram-se do Syriza que ia «libertar a Europa da austeridade» a partir do seu posto de comando instalado em Atenas?

Esta exemplar história da carochinha andou-nos a ser contada em dezenas de reportagens, centenas de artigos de opinião e milhares de proclamações avulsas de "figuras públicas" portuguesas que apontavam um fogoso mancebo de apelido Tsipras como o desengravatado reverso do sinistro Passos Coelhou. Meses a fio andaram elas, eufóricas, a bailar o fandango do "verdadeiro socialismo" livre de amarras austeritárias.

Sucediam-se na imprensa caricaturas "heróicas" como a que reproduzo aqui por baixo.

 

17954616_20A4s[1].jpg

 

Manuela Ferreira Leite e José Manuel Pureza irmanavam-se no louvor à «devolução da dignidade» do povo grego. «Pela Grécia passa a salvação da Europa», garantia Ana Gomes, insuflada de júbilo. «O Governo grego conseguiu dobrar a Alemanha», entusiasmou-se Diogo Freitas do Amaral. «A Alemanha teve de ceder», sorria Nicolau Santos. «A Grécia teve a coragem de resistir às pressões das potências europeias», celebrou André Freire. «Hoje vira-se uma página na Europa. Hoje começa-se a colocar a austeridade no caixote do lixo», proclamou a eufórica Catarina Martins.

«Viva a Grécia!», gritou a escritora  Hélia Correia ao receber o Prémio Camões. Enquanto o pintor Leonel Moura constatava que «uma parte do sucesso do Syriza deve-se à boa imagem de Tsipras» e do seu ministro das Finanças, por quem «muitas mulheres da Europa» andariam «perdidas de amores». Isabel Moreira, bem ao seu jeito, corroborava.

Boaventura de Sousa Santos, confirmando que de Coimbra também se observa o mundo, vislumbrou ali rasgos de odisseia homérica: «A vitória do Syriza teve o sabor de uma segunda libertação da Europa.»

 

O que aconteceu no rescaldo desta histeria colectiva? Um elementar, expectável e gelado banho de realidade. Somado a uma imensa desonestidade política - à dimensão da península helénica. O moço "socialista revolucionário" chegou ao poder nas legislativas de Janeiro de 2015, convocou de imediato um plebiscito que o mandatou para pôr fim às normas orçamentais impostas pelos credores de Bruxelas e, munido dessa duplo mandato popular, fez o contrário do prometido. Vergou-se à disciplina orçamental e fez mergulhar a Grécia em quatro anos de duríssima contenção financeira, rasgando todas as promessas eleitorais. Coerente apenas na indumentária: resistiu estoicamente a usar gravata.

Ontem, foi inapelavelmente derrotado nas urnas. O partido Nova Democracia venceu de forma concludente as legislativas gregas. «A primeira maioria absoluta de um partido grego desde 2009», como correctamente assinala El País. Para a qual contribuíram milhares de jovens eleitores, com mais de 17 anos, que puderam votar pela primeira vez.

 

Onde andam, agora que se apagou a luz do "farol" revolucionário, todos aqueles que em 2015 propagaram por cá as tretas de apologia e louvor ao Syriza?

Onde foram parar aqueles "enviados especiais" que testemunharam em directo, nas ruas gregas, o «imenso júbilo» da população em intermináveis hossanas ao messias revolucionário?

Folheio a imprensa, espreito os telediários: quase como se nada tivesse acontecido. Nem parece que houve eleições na Grécia, muita gente por cá nem se terá apercebido que Tsipras foi varrido do poder. Nem aberturas de serviços noticiosos, nem repórteres deslocados a Atenas.

Nada de manchetes jubilatórias. Nem vestígios de reedição daquele título garrafal do Jornal de Notícias, em 26 de Janeiro de 2015: «Grécia - o princípio do fim da austeridade». Nem o equivalente, sequer aproximado, das palavras impressas a toda a largura da capa do Público, no mesmo dia: «Grécia vira a página da austeridade e deixa Europa a fazer contas». O contraste com a capa de hoje, onde mal se detecta uma notícia envergonhada em rodapé, não podia ser maior.

 

publico-2015-01-26-4e0740[1].jpg

26 de Janeiro de 2015

AADZK2a[1].jpg

Hoje

 

No Jornal da Noite de ontem a SIC despachou o tema num apressado minuto, ia decorrida meia hora de noticiário: na peça, o partido vencedor recebe o rótulo correspondente à "direita conservadora", enquanto o derrotado nunca é identificado em termos políticos ou ideológicos. Nem há qualquer alusão aos factores económicos e sociais que explicam o fracasso eleitoral do Syriza.

No Jornal das 8, da TVI, a notícia surgiu mais cedo, às 20.17, e durou três minutos: não houve reportagem no local, mas o primeiro-ministro derrotado foi correctamente inserido entre os representantes da "esquerda radical" e é expressamente mencionada a existência de 18,5% de desempregados na Grécia - a mais elevada taxa entre os países da zona euro.

No Telejornal da RTP, houve que esperar pelas 21.08. Mas só aqui surgiu a frase essencial de leitura política deste escrutínio: «A esquerda dá lugar à direita». Por ironia, na apresentação deste serviço noticioso estava José Rodrigues dos Santos, que foi crivado de críticas em 2015, quando acompanhou as eleições gregas como repórter em Atenas.

Entre aqueles que então o criticaram, aposto que hoje não sobra um que ainda teça louvores à defunta "esquerda radical" corporizada por Tsipras, apenas exemplar pela negativa. Na Grécia, sepultados os "amanhãs que cantam", a história da carochinha chegou ao fim.

6 comentários

  • Imagem de perfil

    Pedro Correia 08.07.2019

    Típica desconversa. Fala-se na Grécia e logo surge alguém a questionar porque não se fala em Espanha. Ou no Irão. Ou no Brasil. Ou nos EUA. Ou na Coreia do Norte. Ou na Conchinchina.
    É o "debate" à portuguesa...
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 09.07.2019

    Desculpe, mas é o que você muitas vezes faz quando lhe faltam argumentos.
    Você está a escrever sobre a derrota de um partido de esquerda que governou coligado com um partido de direita e que FOI obrigado a seguir uma política não sancionada pelo povo grego. Independentemente de tudo, a tragédia grega começou muito atrás, com a sua adesão ao Euro martelada a todos os níveis com a CONIVÊNCIA de todos.
    Quando um ex 1º ministro grego sugeriu pela 1ª vez um referendo á permanência na zona euro, arranjaram logo maneira de lhe porem os patins.
    Sejamos sérios, hoje está mais que demonstrado que a crise de 2008 foi fabricada pelos financistas "liberais" que estoiraram os bancos todos e os Estados foram chamados e ainda são chamados a cobrir os calotes dos "génios da gestão".
    Houve eleições na Grécia ganhou um partido de direita, você escreveu um texto.
    Houve eleições em Espanha ganhou um partido de esquerda, você não escreveu nada.

    WW
  • Imagem de perfil

    Pedro Correia 09.07.2019

    Era o que faltava serem os leitores, de fora, dar ordens aos autores deste blogue sobre o que havemos ou não de escrever...

    Se você sente uma necessidade imperiosa de escrever sobre as eleições em Espanha, tem bom remédio: abra o seu próprio blogue, arregace as mangas e dê ao pedal.
    Verá que não custa nada.

    Depois vou lá eu mandar-lhe bitaites, na caixa de comentários, a dizer aquilo sobre o qual você deve ou não deve escrever.

    Parece-lhe bem esta divisão de tarefas?

    Um excelente dia também para si.
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 09.07.2019

    Eu não estou a dizer sobre o que deve escrever , limitei-me a expor factos !
    Se o Pedro Correia leva a mal , expor factos verdadeiros não posso fazer nada.

    WW
  • Imagem de perfil

    Pedro Correia 09.07.2019

    Eu não levo a mal, meu caro.
    Se levasse, nem tinha os meus textos - como sempre tive - abertos a comentários.
    Fazia como aquelas Altas Sumidades Que Adoram Arrotar Postas De Pescada Sem Contraditório.
    Fechadas a comentários e prontas a "desamigar" quem ouse contestá-las.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.